Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1078
Tipo: Dissertação
Título: Modelagem de um Sistema de Programação de Produção de uma Indústria de Autopeças utilizando Programação Inteira.
Autor(es): MAIOLI, Ricardo Antonio Lopes
Abstract: A competitividade entre as empresas vem aumentando com o passar dos anos, isto porque a constante evolução tecnológica vem gerando grandes ganhos de produtividade nas diferentes áreas presentes nos negócios. Para se manter no mercado, portanto, as empresas vêm criando e desenvolvendo métodos e processos cada vez mais produtivos. Uma das áreas mais importantes é a da programação, uma importante parte do planejamento e controle da produção. A programação da produção é responsável por determinar a melhor alocação dos recursos e, se feita com as ferramentas corretas, podem trazer reduções de custos para as empresas. Essas diminuições podem vir do aproveitamento dos setups existentes nas máquinas, a partir de um decréscimo no atraso em peças, do melhor balanceamento das linhas, da diminuição dos custos totais e até estar presente no lead time. Por isso, o objetivo desta dissertação foi modelar um sistema de programação de produção com capacidade finita e com dados obtidos do ERP (Sistema utilizado para gerenciar as demandas existentes em uma operação) de uma empresa de autopeças situada no estado de Minas Gerais, Brasil, visando reduzir o número de atraso em peças e, consequentemente, diminuindo o custo de operação e de fretes extras. Para atingir esse objetivo, foi utilizado como base um modelo do tipo CLSP, do inglês Capacitated Lot Sizing Problem, que possui características específicas como capacidade finita, ser discreto, e possuir setup como parte importante de sua capacidade. O modelo, ainda, foi projetado com transferência de capacidade de um período para o outro, de forma a não perder os minutos restantes, como ocorre em modelos tradicionais de CLSP. Como houve o desenvolvimento matemático e a realização de testes posteriores, foi utilizado o método de pesquisa conhecido como modelagem e simulação, tradicionalmente composta de quatro etapas: Conceituação, modelagem, resolução através do programa e a implantação do sistema. A implantação do sistema a partir dos dados criados apresentou resultados satisfatórios gerando economia para os três tipos de modelos testados, para alta, média e baixa demandas. Para o caso de alta demanda, o modelo gerou uma economia de mais de cem mil reais em um ano, o que pode ser considerado uma grande economia para empresa caso a mesma tente implantar o sistema. Portanto, o modelo apresentou resultados positivos, demostrando ganhos a partir de sua aplicação, e é considerado efetivo para o caso da empresa estudada. Apesar disto, muitos avanços podem ser ainda realizados com o modelo para que ele se torne mais completo. Por fim, o banco de dados obtido com presente estudo fornece informações de uma empresa real, caso seja necessário efetuar novos testes em outros modelos.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: MAIOLI, Ricardo Antonio Lopes. Modelagem de um Sistema de Programação de Produção de uma Indústria de Autopeças utilizando Programação Inteira. 2017. 119 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1078
Data do documento: Set-2017
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_maioli_2017.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.