Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1125
Tipo: Dissertação
Título: Otimização de um Processo Industrial de Filagem: uma Comparação entre Métodos Multiobjetivo.
Autor(es): SABIONI, Rachel Campos
Abstract: Um dos principais indicadores de eficiência dos laticínios é o rendimento, principalmente quando se trata da fabricação de queijos, uma vez que esta se dá pela concentração dos nutrientes do leite. Além do rendimento, existem fatores relacionados à qualidade e composição do produto final que não podem ser negligenciados, visto que a modificação de uma determinada variável, pode implicar na alteração das demais. Um dos queijos mais consumidos no mundo é a mussarela, pertencente à variedade pasta-filata, a qual é composta por queijos que apresentam um processo adicional de estiramento e aquecimento da coalhada, chamado filagem. Neste contexto, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de otimizar um processo industrial de filagem de queijo mussarela, com o intuito de aumentar o rendimento, em termos de recuperação de gordura do leite, e padronizar o teor de umidade dos produtos. Para tal, utilizou-se a Metodologia de Superfície de Resposta, como técnica de planejamento de experimentos, assumindo-se duas variáveis de entrada: tempo de filagem e volume de água. Após a modelagem das funções, foi realizada a comparação entre dois métodos de otimização multiobjetivo: Desirability e o método de Interseção Normal à Fronteira. A partir dos resultados obtidos, é possível inferir que, se os parâmetros ótimos forem aplicados ao processo de filagem, o rendimento, em termos de recuperação de gordura, pode aumentar em quase 10%, atingindo-se, simultaneamente, o teor de umidade desejado para o queijo mussarela. Observou-se também que ambos os métodos de otimização utilizados apresentaram desempenho semelhante no presente estudo.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: SABIONI, Rachel Campos. Otimização de um Processo Industrial de Filagem: uma Comparação entre Métodos Multiobjetivo. 2018. 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1125
Data do documento: 8-Fev-2018
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_sabioni_2018.pdf2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.