Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1130
Tipo: Tese
Título: Comunicação em projetos por meio da perspectiva teórica ‘Communicative as Constitution of Organization (CCO)’.
Autor(es): SOTOMONTE, Bárbara Elizabeth Pereira
Abstract: Muitas pesquisas assumem que o papel da comunicação é importante nos projetos e os trabalhos que envolvem os aspectos humanos no gerenciamento começam a ganhar espaço atualmente. No entanto, grande parte das pesquisas focam a comunicação como um instrumento do projeto e não na forma como ela é utilizada para conduzi-los. Dessa maneira, é comum trabalhos que discutem a comunicação por meio de um viés estatístico, de modelagem ou a tratam como informação. Durante os estudos da literatura é evidente que há características similiares dentro da comunicação e gerenciamento de projetos onde muitas delas respaldam-se no desempenho traçado ou instituições de ensino como o Project Management Institute. Sendo assim, este trabalho visa analisar a comunicação e integrá-la como forma de constituição dos projetos por meio das percepções de seus funcionários. Diante desta proposta a teoria escolhida como forma de análise denomina-se Communication as Constitutive of Organization – CCO e embora tenha sido amplamente desenvolvida e aplicada em organizações, todavia não foi replicada aos projetos. Como parte da coleta dos dados, ferramentas como QSR International's NVivo 11 Software foram utilizadas para manipulação dos dados de um projeto de eficiência energética em Unidades flutuantes de produção, processamento e armazenamento de petróleo. Foram coletados 62 documentos disponíveis para análise, 3.516 e-mails e 6.095 conexões em redes sociais. A metodologia utilizada neste trabalho foi desenvolvida a partir de outros roteiros de estudos do CCO encontrados na literatura, porém aplicados em organizações. Já o método de pesquisa usado na condução deste trabalho foi o estudo de caso, principalmente pela contribuição desta pesquisa ter foco no desenvolvimento de uma estrutura teórica e novas percepções sobre como a comunicação pode ajudar na constituição dos projetos. Os resultados sugerem que uma comunicação aberta e interação constante para articular as experiências criam um processo de trabalho e coordenam o comportamento dos envolvidos, embora suas percepções sobre determinados fatores sejam diferentes uns dos outros. Na busca por teorias que tratassem os aspectos práticos da comunicação, o uso da teoria CCO foi sugerido nesta pesquisa. Embora esta teoria seja muito explorada no âmbito das organizações, sua reprodução não aconteceu no campo dos projetos, sendo assim a principal contribuição acadêmica desta pesquisa de doutorado.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia de Produção
Citação: SOTOMONTE, Bárbara Elizabeth Pereira. Comunicação em projetos por meio da perspectiva teórica ‘Communicative as Constitution of Organization (CCO)’. 2017. 99 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1130
Data do documento: Nov-2017
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_sotomonte_2017.pdf2,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.