Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1135
Tipo: Dissertação
Título: Contribuições para a melhoria na condução de Projetos de Lean Healthcare Simulation.
Autor(es): CAMPOS, Afonso Teberga
Abstract: Muitos países têm enfrentado o desafio de melhorar os serviços de saúde oferecidos aos cidadãos em um cenário de austeridade. Para enfrentar esse desafio, a Engenharia de Produção pode oferecer respostas, como o Lean, a Simulação a Eventos Discretos e sua integração: o Lean Healthcare Simulation (LHS). Entretanto, apesar dos divulgados benefícios da integração LHS, ainda existem poucos estudos que orientem a condução de seus projetos. Por essa razão, o presente estudo tem como objetivo reunir, por meio de uma revisão da literatura, as principais recomendações para a condução de projetos de LHS, que visem evitar a ocorrência de falhas em sua condução. Assim, objetiva-se desenvolver um checklist com as principais recomendações, de modo que futuros projetos sejam orientados e possam apresentar maiores chances de sucesso. O checklist foi adotado em um projeto de LHS desenvolvido em um pronto atendimento. Com isso, o projeto logrou êxito em demonstrar resultados positivos, que foram aceitos pela equipe. Por outro lado, dois projetos desenvolvidos sem a utilização do checklist apresentaram graves falhas, como atrasos e resultados não confiáveis. Tais fatos demonstraram que a utilização do checklist pode apoiar significativamente futuros projetos em sua condução, evitando a ocorrência de falhas e aumentando suas chances de sucesso. Além disso, uma Revisão Sistemática da Literatura sobre projetos de LHS demonstrou que em todos os projetos publicados houve o não atendimento a, ao menos, uma das recomendações, o que colocou em dúvida, na maioria dos projetos, seus declarados sucessos. Esse fato demonstra, complementarmente, o potencial de contribuição do checklist a futuros projetos de LHS. Assim, o presente trabalho contribui ao trazer à tona a discussão quanto à qualidade dos projetos de LHS, indicando falhas que precisam ser evitadas e definindo recomendações que podem auxiliar futuros projetos a se tornarem bem-sucedidos.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: CAMPOS, Afonso Teberga. Contribuições para a melhoria na condução de Projetos de Lean Healthcare Simulation. 2018. 113 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1135
Data do documento: Fev-2018
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_campos_2018.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.