Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1141
Tipo: Dissertação
Título: Sistematização de boas práticas para o processo de desenvolvimento e certificação de equipamentos médicos.
Autor(es): LOBATO, Kelly Carla Dias
Abstract: O desenvolvimento de equipamentos médicos requer dos fabricantes mais do que conhecimento técnico a respeito do produto desenvolvido, é preciso que os processos que envolvem a criação de um novo produto médico sejam bem definidos e claros aos envolvidos, pois quando se trata de produtos para a saúde a segurança dos usuários é primordial. Portanto, considerando a falta de um modelo de desenvolvimento de produto específico para equipamentos médicos, que atenda o cenário brasileiro, esta dissertação teve por objetivo a proposta da sistematização das boas práticas para o desenvolvimento de equipamentos médicos, abrangendo as principais regulamentações brasileiras necessárias para certificação do produto e que impactam no seu processo de desenvolvimento. Para tanto, foram estudadas as principais normas e regulamentações brasileiras e os principais modelos de desenvolvimento de produtos médicos encontrados na literatura. Com isso foi criada uma sistemática baseada no processo de stage-gates. Na sistematização proposta, as atividades do processo de desenvolvimento foram divididas em cinco fases e nove grupos funcionais e, para cada grupo, foram apresentadas as atividades esperadas para serem praticadas em cada fase, as ferramentas que poderiam ser utilizadas e as regulamentações que poderiam guiar a execução das mesmas. Para validação da sistemática, foi feito o estudo de caso com três empresas do setor de equipamentos médicos, para as quais a sistematização das boas práticas foi apresentada e confrontada com a realidade das organizações. A partir dos resultados obtidos, foi possível concluir o potencial de uso da estrutura proposta como guia para o processo de desenvolvimento de produtos para a saúde, pois com ele é possível verificar as fases e atividades inerentes ao processo de desenvolvimento de produtos (PDP) e realizar o acompanhamento de quais regulamentações devem ser seguidas. Além disso, a sistemática pode ser utilizada como material de treinamento, pois permite que pessoas novas nas empresas, ou experientes em desenvolvimento de produtos, porém novas no setor de equipamentos médicos, possam conhecer o processo de desenvolvimento de equipamentos médicos e suas particularidades.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: LOBATO, Kelly Carla Dias. Sistematização de boas práticas para o processo de desenvolvimento e certificação de equipamentos médicos. 2018. 115 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1141
Data do documento: 5-Fev-2018
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_lobato_2018.pdf6,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.