Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1154
Tipo: Dissertação
Título: Documentação da lógica de modelos de simulação por meio do uso da técnica de modelagem IDEF-SIM.
Autor(es): GABRIEL, Gustavo Teodoro
Abstract: A gestão do conhecimento aplicada em projetos de simulação é de grande importância, uma vez que ela possibilita a retenção do conhecimento, podendo este ser repassado para outras pessoas e até mesmo utilizado em projetos futuros. Dessa forma, é necessário registrar as lógicas de programação utilizadas em modelos computacionais. Assim, o objetivo desse trabalho é verificar a aplicabilidade da técnica de modelagem IDEF-SIM no registro de lógicas de programação de modelos de Simulação a Eventos Discretos. Essa aplicabilidade será analisada, incluindo, se for necessário, alterações na técnica para aperfeiçoá-la. Para isso, primeiramente foi realizada uma revisão sistemática da literatura com a finalidade de verificar como a técnica IDEF-SIM está sendo utilizada, identificando as principais lacunas. Também foram definindos os parâmetros para a pesquisa, como a técnica utilizada e os softwares para a construção dos modelos computacionais. Logo em seguida, através do método de pesquisa-ação, foram selecionados três modelos simulados no software ProModel®. A cada ciclo da pesquisa-ação, um modelo foi reproduzido, sendo cada um deles convertidos para o IDEF-SIM com as suas lógicas de programação e depois reproduzido no software FlexSim®. Os softwares ProModel® e FlexSim® foram escolhidos devido à diferença existente em relação à programação dos mesmos. O grau de dificuldade e inserção de elementos foram aumentando em cada ciclo da pesquisa-ação. As análises e conclusões de cada ciclo foram feitas por testes estatísticos, uma vez que os modelos foram programados por dois diferentes especialistas. Ao final de cada seção, melhorias propostas no IDEF-SIM foram identificadas para o próximo ciclo. Para a confirmação da pesquisa, um processo hipotético foi construído e aplicado em uma sala de aula, onde os alunos estavam aprendendo Simulação a Eventos Discretos. Após a programação, um questionário foi aplicado para medir a aplicabilidade da técnica. Depois dos testes, uma alteração no método de modelagem e simulação de Montevechi et al. (2010) foi proposta. Através dos ciclos de pesquisa-ação e do questionário respondido, pode-se afirmar que a técnica de fato consegue reproduzir a programação da lógica do modelo computacional, de forma clara e sem gerar confusões, contribuindo para a gestão do conhecimento em projetos de simulação.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: GABRIEL, Gustavo Teodoro. Documentação da lógica de modelos de simulação por meio do uso da técnica de modelagem IDEF-SIM. 2018. 123 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1154
Data do documento: Fev-2018
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_gabriel_2018.pdf3,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.