Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1216
Tipo: Tese
Título: Uma abordagem para Design for Six Sigma (DFSS) baseada no modelo de quatro fases do Desdobramento da Função Qualidade.
Autor(es): AMORIM, Gabriela da Fonseca de
Abstract: No início deste trabalho foi realizada uma detalhada revisão da literatura na qual ficou evidenciado um aspecto frequentemente apontado por praticantes do Design for Six Sigma (DFSS): a necessidade de um roteiro padrão mais prático e intuitivo que possa ser usado na condução de diferentes projetos para o desenvolvimento de novos produtos ou serviços no meio industrial. O trabalho visa, portanto, preencher esta lacuna na literatura ao trazer uma abordagem diferenciada para projetos DFSS. Na abordagem proposta, as principais ferramentas necessárias para o desenvolvimento de um projeto DFSS completo são: o desdobramento da função qualidade (do inglês, Quality Function Deployment – QFD), cujo modelo das quatro fases foi adaptado às necessidades do trabalho, o Delineamento de Experimentos (do inglês, Design of Experiments – DOE) para priorização de fatores e a Simulação de Monte Carlo (SMC neste trabalho) para o estudo dos limites de operação. Cabe ressaltar que a quantidade de ferramentas da qualidade a serem estudadas em um treinamento voltado para projetos DFSS foi reduzida de dezenas a apenas três principais, que podem também ser auxiliadas por outras ferramentas, dependendo das particularidades de cada projeto e caso haja necessidade. Desta forma simplificou-se a implementação do DFSS, dando condições para que o treinamento em DFSS seja mais focado e avançado sem deixar de ser abrangente em termos de área de aplicação. Sendo uma junção do QFD, do DOE e da SMC, a abordagem proposta recebeu o nome de DFSS-QDMC e foi desenvolvida a partir dos roteiros de implementação do DFSS mais citados na revisão da literatura. Neste trabalho de tese, a abordagem DFSS-QDMC é detalhada e sua funcionalidade é ilustrada, descrita matematicamente e comprovada a partir de um teste piloto e de aplicações reais. O teste piloto foi desenvolvido em uma disciplina eletiva oferecida para alunos da graduação na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e as aplicações reais foram desenvolvidas ao longo dos últimos anos em parceria com empresas brasileiras de grande porte, durante a condução de treinamentos Green Belt. Os métodos de pesquisa usados na condução deste trabalho foram Modelagem e Simulação no desenvolvimento da abordagem proposta e Pesquisa-ação na implementação desta em casos reais.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia de Produção
Citação: AMORIM, Gabriela da Fonseca de. Uma abordagem para Design for Six Sigma (DFSS) baseada no modelo de quatro fases do Desdobramento da Função Qualidade. 2018. 258 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1216
Data do documento: 9-Mar-2018
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_amorim_2018.pdf8,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.