Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1293
Tipo: Dissertação
Título: Proposta da revisão da técnica de modelagem conceitual IDEF-SIM para projetos de simulação.
Autor(es): COSTA, Ana Paula Rennó da
Abstract: A simulação é considerada uma técnica utilizada para estudar e analisar processos e/ou sistemas. A maioria dos projetos em simulação se divide em três grandes fases: concepção, implementação e análise. A fase de concepção é de grande importância, principalmente por impactar diretamente nas demais etapas. Nessa fase se encontra presente a modelagem conceitual. Esta por sua vez consiste em construir os modelos conceituais para aprimorar o entendimento do sistema que se pretende estudar. Visando a importância da modelagem conceitual, a técnica IDEF-SIM foi construída para desenvolver modelos conceituais em projetos de simulação. Assim, através de um estudo bibliométrico na literatura, notou-se que a técnica IDEF-SIM ainda não atende alguns processos que são mais específicos na simulação. Neste contexto, o objetivo geral desta dissertação é o de propor uma revisão a técnica de modelagem IDEF-SIM, a fim de propor melhorias e possibilitar que a técnica IDEF-SIM atenda aos processos mais específicos. Para realizar o objetivo dessa dissertação, utilizou-se o método da Pesquisa-Ação. Inicialmente, fez-se uma pesquisa com especialistas na técnica IDEF-SIM para identificar as possíveis melhorias para a técnica. Partindo dessas melhorias apontadas pelos especialistas, pode-se propor novos símbolos para a técnica, que tiveram o objetivo de fazer com que a técnica possa atender de maneira mais abrangente a todos as áreas de aplicação da simulação. Observou-se também que a criação de um aplicativo computacional poderia facilitar a elaboração dos modelos conceituais por parte dos analistas de simulação. Dessa forma, após a melhoria da técnica, esta foi aplicada em casos reais de simulação e assim, pode-se conduzir a avaliação e aplicabilidade da técnica atualizada. Ao final do trabalho, pode-se concluir que a revisão da técnica IDEF-Sim trouxe melhorias para os analistas de simulação na condução de seus projetos, a revisão possibilitou que os modelos conceituais pudessem ser construídos de forma mais clara, além de atender os tipos de simulação. Além disso, o aplicativo computacional desenvolvido facilitou a construção dos modelos conceituais, por parte dos analistas.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: COSTA, Ana Paula Rennó da. Proposta da revisão da técnica de modelagem conceitual IDEF-SIM para projetos de simulação. 2018. 95 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1293
Data do documento: Abr-2018
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2018069.pdf3,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.