Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1430
Tipo: Dissertação
Título: Otimização irrestrita mono-objetivo por enxame de partículas assistida por polinômios canônicos de misturas.
Autor(es): PINTO, Wesley Gabriel de Mendonça
Abstract: A dificuldade de encontrar soluções eficientes para problemas complexos de otimização tem levado diversos pesquisadores a desenvolverem e utilizarem ferramentas computacionais como algoritmos, a fim de auxiliar na resolução de problemas de otimização. Uma das dificuldades encontradas para se utilizar um algoritmo de otimização é a maneira como se deve configurá-lo, uma vez que, configurado de modo incorreto pode influenciar no desempenho do algoritmo, levando-o a soluções inviáveis. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo melhorar a performance de um algoritmo de otimização conhecido como enxame de partículas (PSO), visando calibrar os parâmetros de configuração do algoritmo, com intuito de encontrar um ajuste próximo do ideal melhorando a eficiência e eficácia deste otimizador. Para tal, foi aplicado um método denominado planejamento de experimentos (DoE), que possibilita encontrar parâmetros significativos que influenciam na performance do ambiente modelado, além de proporcionar soluções viáveis para resolução final de determinados sistemas. O procedimento proposto foi aplicado na otimização das funções esférica, rosenbrock e rastrigin, respectivamente, por se tratarem de funções contínuas, de sentido de minimização para otimização e duas dimensões. A utilização deste procedimento proporcionou uma nova configuração aos parâmetros do algoritmo enxame de partícula (PSO), ou seja, cada função de teste utilizada recebeu parâmetros únicos após a otimização do algoritmo. Dessa forma, as respostas tempo e número de iteração coletadas de cada função apresentou resultados significativos quanto aos parâmetros encontrados por essa otimização do PSO em relação aos parâmetros sugeridos pela literatura.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: PINTO, Wesley Gabriel de Mendonça. Otimização irrestrita mono-objetivo por enxame de partículas assistida por polinômios canônicos de misturas. 2018. 114 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1430
Data do documento: 27-Abr-2018
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2018077.pdf3,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.