Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1557
Tipo: Dissertação
Título: Melhoria Contínua: Implementação de um modelo para melhoria de indicadores de desempenho fabril.
Autor(es): REZENDE, Diego Dutra
Abstract: A Melhoria Contínua (MC) de produtos e processos é um diferencial que gera vantagem competitiva para as organizações, em relação aos concorrentes, seja em relação ao custo ou à diferenciação, tendo que ser gerenciada de forma a assegurar no longo prazo, os resultados desejados. Este trabalho apresenta o estudo da implementação de uma ferramenta de MC denominada estação de verificação, cujo objetivo é melhorar os indicadores de desempenho fabril através do registro das oportunidades reais ou potenciais pelos colaboradores da organização, no momento em que as mesmas acontecem, ou seja, em tempo real. Esta ferramenta foi desenvolvida a partir da combinação das ferramentas de gestão visual, diagrama de causa e efeito com adição de cartões (CEDAC) e ferramentas estatísticas, sendo que a ocorrência da prática nas empresas é dependente da interação e colaboração entre pessoas ligadas à MC, gestão do conhecimento e estrutura organizacional. O registro das oportunidades reais ou potenciais em tempo real visa permitir a implementação de ações corretivas e/ou preventivas necessárias para a manutenção e o aperfeiçoamento do sistema de produção. Por meio de um estudo de caso, em uma empresa do setor automotivo, a verificação da adequação da ferramenta proposta pela pesquisa mostrou que houve uma melhora significativa no indicador de refugos. A pesquisa permitiu concluir que a ferramenta proposta propicia uma maior participação dos colaboradores na melhoria do processo e que a mesma contempla as características de um instrumento de comunicação baseado em gestão visual.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: REZENDE, Diego Dutra. Melhoria Contínua: Implementação de um modelo para melhoria de indicadores de desempenho fabril. 2018. 94 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1557
Data do documento: Jul-2018
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2018109.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.