Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1846
Tipo: Dissertação
Título: Análise do Processo de Medicação, com Ênfase em Fatores Humanos, de um Hospital de Médio Porte
Autor(es): MARTINS, Vinícius Chagas
Abstract: A medicação de pacientes está entre uma das maiores causas de eventos adversos. Estudar as características dessas falhas é um passo inicial e primordial para garantir a segurança do paciente. A área da saúde precisa de processos rígidos e controlados a fim de garantir a segurança no tratamento de seus pacientes. Ainda que haja protocolos de segurança do paciente, milhares de mortes são registradas anualmente em diversos países ao redor do mundo por erros médicos. Além disso, no Brasil sete mil pessoas morrem anualmente por erros no processo de medicação nos hospitais. Por essas razões, o setor da saúde tem buscado auxílio em outras ciências com o intuito de trazer mais assertividade às suas atividades e eficiência à gestão de seus recursos. A Engenharia de Produção avança nesse setor, uma vez que é uma ciência voltada para a otimização de processos e recursos, sejam humanos, materiais ou tecnológicos. Diante desse cenário, este trabalho tem como objetivo principal analisar o processo de medicação da farmácia de um hospital de médio porte sob a perspectiva da área de Fatores Humanos a fim de identificar os fatores contribuintes para a ocorrência de eventos adversos, propondo recomendações para melhorar a integridade e a segurança dos pacientes. Realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura com o intuito de levantar informações que auxiliaram a condução do estudo de caso realizado em um hospital filantrópico sem fins lucrativos localizado no sul de Minas Gerais. Concluiu-se que os principais pontos dentro dos Fatores Humanos que estão sujeitos a falhas no processo de medicação dessa farmácia hospitalar estão relacionados ao fluxo de trabalho e à padronização de processos e informação. Além disso, o estudo apontou que as atividades mais críticas no processo de medicação do objeto de estudo estão relacionadas à prescrição médica, montagem de fitas e reposição de medicamentos e materiais. Dessa forma, sugeriram-se ações de melhorias voltadas à padronização de atividades, adequação de interfaces e integração de todos os setores, atividades e documentos ao sistema eletrônico, favorecendo a segurança do paciente e a gestão dos recursos da farmácia hospitalar.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: MARTINS, Vinícius Chagas. Análise do Processo de Medicação, com Ênfase em Fatores Humanos, de um Hospital de Médio Porte. 2018. 137 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1846
Data do documento: 9-Nov-2018
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2018156.pdf2,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.