Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1868
Tipo: Dissertação
Título: Projetização de Ofertas Comerciais no Contexto do Processo de Desenvolvimento de Produtos
Autor(es): BRANCO, Alessandro Luiz
Abstract: O desenvolvimento de produtos é considerado um processo de negócio cada vez mais crítico para a competitividade das empresas, principalmente com a crescente internacionalização dos mercados, aumento da diversidade e variedade, além da redução do ciclo de vida dos produtos no mercado. Neste sentido, orientar os processos de trabalho iniciais, que visam garantir o atingimento do resultado previsto no início do desenvolvimento do produto ou projeto, por meio da entrega de seu escopo, no custo e no prazo acordado, com os recursos previstos e garantindo a satisfação das partes interessadas, se torna um diferencial. O objetivo deste trabalho é demonstrar os resultados obtidos na Projetização do Processo de Ofertas Comerciais de uma empresa do segmento aeronáutico, de alta tecnologia, situada no sul de Minas Gerais, por meio da análise e reorganização de seu fluxo de valor, baseado em metodologias e conceitos solidificados e padronizados no cenário corporativo, como são os casos do Lean Office e do Project Management Institute. Os resultados da pesquisa apontaram que a implementação deste novo modelo projetizado para a elaboração de ofertas, no início do ano de 2016, contribuiu com o aumento da taxa de entrega de ofertas de 30% para 98% e, com a redução do tempo médio de entrega das ofertas de 54 para 4,8 dias, quando se comparam os dados de 2015 e 2016. Vale ainda ressaltar que tais benefícios não foram somente percebidos pelos clientes internos, mas também pelos clientes externos, os quais apontaram a melhoria na clareza da oferta, alinhamento ao escopo solicitado e tempo de resposta, em pesquisa de satisfação de clientes realizada em 2017, quando comparada à mesma pesquisa realizada em 2015.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: Referência: BRANCO, Alessandro Luiz. Projetização de Ofertas Comerciais no Contexto do Processo de Desenvolvimento de Produtos. 2018. 79 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1868
Data do documento: Nov-2018
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019006.pdf6,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.