Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1871
Tipo: Tese
Título: Desenvolvimento de Um Modelo de Mensuração do Sistema Brasileiro de Acreditação Hospitalar
Autor(es): CORRÊA, João Éderson
Abstract: Atualmente, os gestores de saúde preocupam-se com questões relacionadas à melhoria da qualidade dos serviços e dos processos de atendimento. Neste contexto, surge a acreditação hospitalar como abordagem primordial para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde. Dessa forma, o objetivo desta tese é testar a partir da proposição de um modelo multivariado a influência da acreditação na sustentabilidade das organizações acreditadas pela metodologia brasileira de acreditação hospitalar – ONA. Por meio de abordagens qualitativas e quantitativas, este estudo contribui para uma melhor compreensão da natureza, dos determinantes e das dimensões relacionadas à sustentabilidade dos serviços de saúde em resposta a uma lacuna identificada na literatura. A partir da revisão da literatura, foram selecionados os construtos antecedentes da acreditação, elaborado e aplicado um questionário em todas as organizações de saúde acreditadas pela ONA no qual foi possível obter 306 respostas correspondentes a uma taxa de respostas de 48,73%. O método de pesquisa adotado foi o Survey. Após a coleta e tratamento dos dados, foi desenvolvido e testado um modelo por meio da técnica de modelagem de equações estruturais utilizando o software LISREL® (Linear structural relations). Foram testados quatro modelos: o modelo inicial no qual algumas proposições foram refutadas; um modelo calibrado em que foram realizados diversos tipos de testes até que se encontrasse um modelo com boas estimativas e fosse mais próximo do modelo proposto; um modelo simulado, que apresentou resultados expressivos e um modelo de validação cruzada que corresponde às expectativas dos pesquisadores. Na avaliação dos resultados desses modelos, evidenciou-se que o modelo proposto por meio de seus construtos obteve efeitos positivos sobre a sustentabilidade das organizações acreditadas. Nesse sentido, esse trabalho diminui a lacuna existente na literatura, refletida pelo fato de que os estudos anteriores não avaliam o impacto da acreditação na sustentabilidade das organizações de saúde acreditadas. Por outro lado, esta tese sugere algumas contribuições importantes para as organizações acreditadas pela metodologia desenvolvida pela ONA, para os profissionais e, também, para a acreditação hospitalar brasileira.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia de Produção
Citação: CORRÊA, João Éderson. Desenvolvimento de Um Modelo de Mensuração do Sistema Brasileiro de Acreditação Hospitalar. 2018. 227 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1871
Data do documento: 15-Out-2018
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_2019005.pdf5,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.