Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1883
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do Nível de Maturidade da Manufatura Enxuta: Estudo de Caso Múltiplo em Empresas do Sul de Minas Gerais
Autor(es): ANTONELLI, Guilherme Jacob
Abstract: É sabido que o sucesso da adoção da Manufatura Enxuta (ME), em qualquer tipo de indústria, depende de quão bem a organização começa seu plano de implementação e como ela consegue acompanhar esse processo. Medir a maturidade diz respeito a investigação, avaliação e medição do estado atual das operações, comparando-as com os padrões de melhores práticas, a fim de definir um grau de implantação. Essa medição representa o quanto das melhores práticas a empresa aplica, o que resulta em um desempenho superior no processo, visto que uma prática aprimorada representa a forma mais eficaz de realizar determinada atividade. A medição dos processos, mais especificadamente a medição dos processos de manufatura enxuta, tema deste trabalho, permite que as pessoas foquem em objetivos funcionais, pois ao se fazer o diagnóstico, as pessoas passam a conhecer todo seu processo e, por isso, podem tomar decisões mais adequadas garantindo sucesso na implantação, utilização de menos recursos e menos desconfiança por parte do trabalhador. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo identificar e analisar o nível de maturidade de algumas empresas situadas na região sul de Minas Gerais com relação à filosofia e práticas da Manufatura Enxuta, a fim de identificar qual o nível de maturidade em que as mesmas se encontram. Para isso, realizou-se uma revisão sobre os principais tópicos abordados pela literatura, uma revisão acerca dos métodos de medição disponíveis, uma validação do instrumento de medição adaptado de Saurin e Ferreira (2008), para então, finalmente, através de um estudo de caso múltiplo, efetivado por meio de questionário, entrevistas e visita em campo, calcular os índices e comparar as empresas. Através da tabulação foi possível classificá-las, gerando um ranking geral onde a empresa 2 se destacou como uma referência em relação à aplicação das práticas enxutas, outros resultados mostraram por exemplo, o destaque para o setor tecnológico e aeronáutico quando avaliados quesitos do pilar JIT, JIDOKA e das ferramentas. Por fim, o trabalho gerou algumas contribuições, tais como: melhoria na ferramenta de medição da maturidade da ME escolhida, incluindo questões principalmente referentes a estabilidade do sistema; análise do cenário lean e nível de maturidade das empresas participantes do estudo, possibilitando a medição e avaliação de seus processos.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: ANTONELLI, Guilherme Jacob. Avaliação do Nível de Maturidade da Manufatura Enxuta: Estudo de Caso Múltiplo em Empresas do Sul de Minas Gerais.2018.145 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1883
Data do documento: Dez-2018
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019018.pdf2,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.