Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1937
Tipo: Tese
Título: Agregação de valor no Desenvolvimento de Produtos Lean: modelo conceitual para inovações incrementais de bens duráveis.
Autor(es): SANTOS, Ana Carolina Oliveira
Abstract: O Desenvolvimento de Produtos Lean (DPL) é responsável por maximizar a relação valor/ desperdício por meio do incentivo de diferentes tipos de inovação. Por esse motivo, o DPL necessita de uma clara compreensão do valor para o cliente final. E, embora a definição de valor seja relatada pela literatura como o primeiro princípio enxuto, existem poucos estudos sobre como o valor é definido e identificado pelas empresas. Este trabalho tem como objetivo propor um modelo conceitual de agregação de valor para inovações incrementais (II) de bens duráveis no DPL, a fim de contribuir com o tema. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre o Pensamento Enxuto e as concepções de valor foram identificadas. Em seguida, essas definições foram analisadas e contrastadas com os conceitos apresentados nas pesquisas das áreas de desenvolvimento de produto, marketing e psicologia do consumidor, o que possibilitou a proposição do modelo conceitual para Agregação de Valor para Inovações Incrementais (AV2I) de bens duráveis. Por fim, a análise do modelo foi realizada por meio do método de tomada de decisão multicritério Analytic Hierarchy Process (AHP). Os resultados deste estudo corroboram com as pesquisas sobre valor na perspectiva multidimensional (que incluem as necessidades subjetivas dos clientes) e as seis dimensões proposta no modelo AV2I se mostraram relevantes para o desenvolvimento de novos produtos. Também foi possível identificar a importância e a necessidade de priorização de certas dimensões de valor para mercados e clientes específicos.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia de Produção
Citação: SANTOS, Ana Carolina Oliveira. Agregação de valor no Desenvolvimento de Produtos Lean: modelo conceitual para inovações incrementais de bens duráveis. 2019. 108 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1937
Data do documento: 25-Fev-2019
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_2019010.pdf3,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.