Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2008
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da Complexidade da Modelagem Híbrida em Processos de Manufatura Flow Shop.
Autor(es): SAVIA, Tiago Dela
Abstract: A simulação computacional é considerada uma das mais poderosas ferramentas de auxílio à tomada de decisões, podendo ser utilizada para analisar a operação de sistemas complexos, testando hipóteses e prevendo seu comportamento futuro. Uma das características da simulação é a capacidade de reduzir a complexidade dos sistemas reais através da sua representação nos modelos computacionais. Contudo, com o aumento da complexidade dos processos de manufatura em si, os modelos computacionais têm se tornado cada vez mais complexos, o que pode impactar na acessibilidade e funcionalidade destes. No contexto da simulação aplicada em gestão de operações existe uma discussão a respeito da utilização da simulação baseada em agentes (SBA), que começou a ganhar destaque a partir dos anos 2000, em contraponto (às vezes complementando uma a outra) com a simulação a eventos discretos (SED), que há mais de 40 anos vem sendo a prática mais comum de simulação dentro da pesquisa operacional. Este trabalho consiste em um estudo de caso com o objetivo de se comparar o impacto da simulação híbrida (que utiliza elementos da SBA em conjunto com a SED) na complexidade dos modelos de simulação, em processos de manufatura do tipo flow shop, desenvolvidos através do software Anylogic®. Um framework foi elaborado para possibilitar a mensuração da complexidade dos modelos, utilizado para comparar pares de modelos que consistem, cada par, em um modelo construído a partir da simulação a eventos discretos pura e outro através da simulação híbrida. Por esta análise foi possível perceber que os modelos construídos através da simulação híbrida apresentaram maior complexidade em três dos quatro casos analisados, sendo que a diferença de complexidade entre modelos variou em proporção segundo cada caso.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: SAVIA, Tiago Dela. Avaliação da Complexidade da Modelagem Híbrida em Processos de Manufatura Flow Shop. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2008
Data do documento: 28-Jun-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019103.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.