Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2009
Tipo: Dissertação
Título: Sistemática para abordagem de riscos em Sistemas de Gestão da Qualidade baseados na norma ISO 9001:2015.
Autor(es): MARTINS, Yasmin Silva
Abstract: Com a atualização da norma ISO 9001 para sua versão de 2015, um dos requisitos incorporados é a mentalidade de riscos (risk-based thinking). Tendo em vista que a norma não determina como esse requisito pode ser implementado pelas organizações e, dado o número de empresas certificadas e em processo de certificação, o conceito da mentalidade de riscos se torna um aspecto relevante, discutido por muitos autores. Por meio de uma revisão sistemática de literatura (RSL) foi possível identificar métodos e metodologias utilizados para abordar a mentalidade de riscos, levando à uma lacuna acerca de sua implementação. Assim, em busca de auxiliar tais organizações no processo de adequação/incorporação de seus Sistemas de Gestão da Qualidade, contribuindo também com os pesquisadores da área, esta pesquisa tem como principal objetivo, propor uma sistemática para abordagem de riscos, no contexto da norma ISO 9001:2015. Fundamentada pelos aspectos literários identificados na RSL, a sistemática reúne tais elementos num ciclo PDCA, associando os requisitos da NBR ISO 9001:2015 com as necessidades reais das organizações, permitindo que elas compreendam melhor a mentalidade de riscos requerida pela norma, ao mesmo tempo em que implementam as ações necessárias para tal abordagem. De forma a validar a sistemática proposta, foi selecionada uma empresa de pequeno porte, do ramo de sistemas eletrônicos, a qual se tornou objeto de estudo desta pesquisa. O método utilizado foi a pesquisa-ação, conduzida por meio de 05 ciclos sequenciais, compostos por atividades de planejar, agir, analisar e refletir. Dentre os principais resultados estão a implementação e adequação da sistemática, ao contexto do objeto de estudo e, a proposição de um guia prático para as organizações. Além disso, foram identificados como aspectos fundamentais para a incorporação da mentalidade de riscos: comprometimento da Alta Direção, envolvimento de todos os funcionários e, consequentemente, mudança na cultura organizacional.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: MARTINS, Yasmin Silva. Sistemática para abordagem de riscos em Sistemas de Gestão da Qualidade baseados na norma ISO 9001:2015. 2019. 139 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2009
Data do documento: 26-Jun-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019104.pdf10,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.