Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2011
Tipo: Dissertação
Título: Aplicação da simulação a eventos discretos em conjunto com a pesquisa-ação para um projeto de melhoria em uma empresa de base tecnológica.
Autor(es): MARTINS, Paula Carneiro
Abstract: O gerenciamento dos dados de entrada é considerado um fator de alta influência no sucesso de um projeto de simulação, uma vez que problemas com os dados de entrada são frequentemente as razões pelas quais um modelo não é validado. Entretanto, as fases de coleta e modelagem de dados de entrada demandam muito tempo para serem executadas. Nesse contexto, o objetivo acadêmico deste trabalho é analisar a influência de diferentes estratégias de modelagem de dados de entrada na validação operacional de um modelo de simulação a eventos discretos. Como objetivo prático a pesquisa vai desenvolver um modelo computacional que será utilizado como ferramenta de tomada de decisão para o planejamento semanal da empresa objeto de estudo. Também se destaca o objetivo específico de analisar a aplicabilidade das técnicas de modelagem de processos BPMN e IDEF-SIM, utilizadas em conjunto, em um projeto de simulação. Nesta pesquisa serão utilizados os métodos pesquisa-ação e modelagem e simulação de forma conjunta. O objeto de estudo é o setor de reparos de uma empresa de base tecnológica. Foram realizados 3 ciclos de pesquisa-ação, sendo que cada um dos ciclos tinha como objetivo a finalização de uma das etapas do projeto de simulação: concepção, implementação e análise. Nesta pesquisa concluiu-se que não existem diferenças significativas entre os modelos que foram simulados com os tempos das atividades nas diferentes formas de modelagem dos dados de entrada, uma vez que ambos os modelos foram validados com a situação real. Na etapa de concepção a utilização do BPMN foi mais vantajosa, uma vez que a técnica permite a visualização das relações entre setores. Já na etapa de implementação, a utilização do IDEF-SIM facilitou a tradução da situação modelada para o software de simulação. E na etapa de análise a utilização combinada das duas técnicas tornou mais assertiva a proposição de cenários. A utilização da pesquisa-ação combinada com a modelagem e simulação favoreceu o desempenho do projeto.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: MARTINS, Paula Carneiro. Aplicação da simulação a eventos discretos em conjunto com a pesquisa-ação para um projeto de melhoria em uma empresa de base tecnológica. 2019. 127 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2011
Data do documento: 4-Jul-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019106.pdf4,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.