Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2012
Tipo: Dissertação
Título: Estudo da valorização de áreas urbanas no entorno de Instituições de Ensino Superior: Um modelo multicritério de apoio à decisão.
Autor(es): BORTOT, Ana Clara Barbieri
Abstract: Polos Geradores de Viagens (PGVs) são empreendimentos que apresentam impactos de curto e longo prazo. A grande maioria dos estudos encontrados na literatura está ligada aos impactos de curto prazo, que envolve estimar as taxas de geração de viagens a fim de contribuir para a análise de demanda por transportes. Os impactos de longo prazo, entretanto, possuem um espectro mais amplo vinculados as questões sociais, históricas, culturais e ambientais, como também trazem questões relacionadas à Economia Urbana. Ao analisar PGVs pela ótica da Economia Urbana, é possível perceber uma relação mais antiga que o próprio conceito de PGV, que é a relação entre uso do solo e transportes que aborda, ainda, o conceito de valor do solo urbano. Esse valor é maior ou menor de acordo com a acessibilidade aos centros urbanos. Porém, atualmente, as cidades apresentam polos de valorização, isto é, localidades atrativas além de seu centro original, que podem, por vezes, estar vinculadas com a presença de PGVs (shopping centers e hipermercados, instituições de ensino, etc.). O estudo do processo de valorização do solo urbano é um problema complexo que, além da questão espacial e de impactos derivados de PGVs, pode envolver um conjunto de variáveis de infraestrutura urbana, ambiente construído e mobilidade. Com isto, o presente trabalho tem por objetivo principal estudar o potencial de valorização de áreas no entorno de Instituições de Ensino Superior (IES), utilizando-se de análise multicritério espacial. Entre os objetivos específicos estão: (i) estudar fatores relacionados ao valor do solo urbano; (ii) estruturar o modelo de avaliação e determinar o grau de importância com auxílio do Processo Hierárquico Analítico (AHP); e (iii) realizar um estudo de caso aplicando o modelo em áreas próximas de Instituições de Ensino Superior localizadas em Itajubá-MG. Foram identificadas vinte (20) variáveis as quais foram analisadas espacialmente e depois agrupadas de acordo com o modelo. Através do método utilizado foi possível apresentar os resultados de forma bastante organizada. Quando se comparam os dois grandes grupos de critérios, Aspectos Físicos e Aspectos Socioeconômicos do ambiente construído, pode-se concluir que a análise espacial valida o modelo, onde os Aspectos físicos relacionados com Infraestrutura básica, Localização e Acessibilidade foram mais importantes para o potencial de valorização do entorno das IES. Os resultados do trabalho apontam subsídios para a elaboração de políticas públicas de planejamento urbano e transportes, uma vez que mostram os principais fatores que podem impactar na valorização do solo, bem como identificam áreas com potencial de valorização no entorno de PGVs.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: BORTOT, Ana Clara Barbieri. Estudo da valorização de áreas urbanas no entorno de Instituições de Ensino Superior: Um modelo multicritério de apoio à decisão. 2019. 131 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2012
Data do documento: 8-Jul-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019107.pdf11,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.