Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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Tipo: Dissertação
Título: Educação financeira: análise da influência dos fatores de personalidade com conhecimentos financeiros dos alunos de cursos superiores de um instituto federal de educação
Autor(es): SILVEIRA, Lucas
Primeiro Orientador: MEDEIROS, André Luiz
Resumo: A educação financeira, referida como uma área do conhecimento, como um processo ou, até mesmo, como uma ferramenta, tem, como propósito, auxiliar o indivíduo na administração do seu capital financeiro. Seja sobre as escolhas de consumo, de investimento ou de prevenção para situações de incerteza. O presente estudo avaliou a associação entre fatores de personalidade da população estudada com o seu conhecimento e o comportamento financeiro. O referencial teórico realizou um levantamento sobre os estudos de educação financeira no Brasil e em alguns outros países. Além disso, foram tratados os estudos sobre fatores de personalidade e, também, aqueles que correlacionam o tema com a educação financeira. Trata se de um estudo descritivo e aplicado, com método quantitativo. Para a coleta de informações, foi utilizada uma pesquisa survey, com o levantamento de informações sobre indivíduos e suas unidades sociais. O índice de conhecimentos financeiros encontrado foi considerado baixo entre os respondentes. Foram realizados testes estatísticos que apontaram associações positivas entre o sexo do respondente e o índice de educação financeira e entre o fato de conversas com os pais sobre dinheiro e o índice de educação financeira. Além disso foram analisadas associações entre esse índice e outros fatores socioeconômicos. Os resultados apontaram ainda a ausência de associações significativas entre os conhecimentos financeiros e características socioeconômicas.
Abstract: Financial literacy, referred to as an area of knowledge, as a process, or even as a tool, has, as its purpose, to help the individual in the management of his or her financial capital. Whenever it is about consumption choices, investment or prevention for uncertain situations. The present study evaluated the association between personality factors of the population studied and their knowledge and financial behavior. The theoretical framework carried out a survey about the studies on financial education in Brazil and in other countries. In addition, the studies on personality factors were treated, as well as those that correlate the theme with financial literacy. This is a descriptive and applied study, with a quantitative method. For the collection of information, survey research was used, with the survey of information about individuals and their social aspects. The index of financial knowledge found was considered low among the respondents. Statistical tests were carried out and showed positive associations between the respondent's gender and the financial education index, and between the fact of talking to parents about money and the financial education index. Furthermore, associations between this index and other socioeconomic factors were analyzed. The results also pointed to the absence of significant associations between financial knowledge and socioeconomic characteristics.
Palavras-chave: Educação financeira
Comportamento financeiro
Big Five Inventory
CNPq: CNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3315
Data do documento: 20-Mai-2022
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