Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorFERREIRA, Jade Carvalho-
dc.date.issued2024-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4038-
dc.description.abstractThis study investigated the perceptions of higher education chemistry teachers about the use of ICT in chemistry teaching and qualitatively analyzed their perceptions on the didactic use of a remotely controlled experiment. The selection criteria for the participants were teachers who had taught General Experimental Chemistry at some point in their career and who belonged to the chemistry course faculty at a Federal University in the south of Minas Gerais, Brazil. With no distinction being made regarding the respective training or area of expertise. The construction of the Remote Controlled Didactic Experiment (ECDR) on Acid-Base Titration and all stages of idealization, modeling, and programming were carried out in a Remote Laboratory. After validating the experiment prototype, semi-structured interviews were carried out with the aim of understand the role of experimentation in chemistry, how the interviewees use ICT in their classes, their understanding of remote experiments, and their perceptions of the EDCR built. The data analysis revealed resistance from these teachers to the use of ICT in experimental contexts and a lack of knowledge about what remote experiments are and how they can be used in the context of chemistry teaching. When presented with an experiment developed with didactic objectives, the teachers' perception changed, leading them to consider using ICT in their experimental practices as an auxiliary tool for the chemistry teaching process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExperimento didático controlado remotamentept_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectTitulação ácido-basept_BR
dc.titleA percepção de professores de química do ensino superior sobre experimentos didáticos controlados remotamente: um estudo a partir da construção de uma titulação ácido-basept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2024-04-08-
dc.date.available2024-04-08T12:52:42Z-
dc.date.accessioned2024-04-08T12:52:42Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1396995790615620pt_BR
dc.contributor.advisor1REZENDE JUNIOR, Mikael Frank-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6938316407040676pt_BR
dc.contributor.advisor-co1CAETANO, Thiago Costa-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3744912186894176pt_BR
dc.description.resumoO trabalho investigou as percepções de professores de química do Ensino Superior sobre o uso de TDIC no Ensino de Química, e analisou qualitativamente as percepções destes docentes sobre o uso didático de um experimento controlado remotamente. Os critérios de seleção dos participantes foram docentes que lecionaram Química Geral Experimental em algum momento de sua carreira e pertencentes ao quadro de docentes do curso de Química em uma Universidade Federal do sul de Minas Gerais, não sendo feita quaisquer distinções com relação à respectiva formação ou área de atuação destes docentes. A construção do Experimento Didático Controlado Remotamente (EDCR) sobre Titulação Ácido-Base e todas as etapas de idealização, modelagem e programação foram realizadas em um Laboratório Remoto. Após a validação do protótipo do experimento, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com o objetivo de compreender qual o papel da experimentação na química, como os entrevistados utilizam as TDIC em suas aulas, qual a compreensão sobre experimento remoto e quais as percepções sobre o EDCR construído. A análise dos dados revelou resistência por parte destes docentes com relação ao uso das TDIC em contextos experimentais, e um desconhecimento sobre o que são experimentos remotos e como eles podem ser utilizados no contexto da química. Ao serem apresentados com um experimento desenvolvido com objetivos didáticos, a percepção dos professores foi alterada, fazendo com que passassem a considerar a utilizarem a TDIC em suas práticas experimentais como uma ferramenta auxiliar para o processo de ensino da químicapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Químicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.relation.referencesFERREIRA, Jade Carvalho. A percepção de professores de química do ensino superior sobre experimentos didáticos controlados remotamente: um estudo a partir da construção de uma titulação ácido-base. 2024. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2024.pt_BR
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