Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4065
Tipo: Tese
Título: DISRUPSIM: uma ferramenta de apoio à decisão para promoção da resiliência do transporte urbano de cargas do e-commerce durante eventos disruptivos
Autor(es): NETO SILVA, Kaique Osório Alves
Primeiro Orientador: LIMA, Renato da Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: ALVES, Roberta
Resumo: Eventos disruptivos têm o potencial de impactar profundamente a forma como as empresas gerenciam e operam suas cadeias de suprimentos. Esses eventos podem ser desencadeados por uma variedade de fatores, como: desastres naturais, pandemias, mudanças regulatórias, inovações tecnológicas ou interrupções geopolíticas. Seu acontecimento é inevitável e é fundamental que as empresas estejam preparadas para enfrentá-los. De particular interesse para esse trabalho está o comércio eletrônico e o impacto de suas entregas no Transporte Urbano de Cargas (TUC) durante e após eventos disruptivos. Nesse contexto, o uso de ferramentas que apoiem a tomada de decisão pode auxiliar na busca de soluções para mitigar os impactos decorrentes destes eventos, garantindo a resiliência das operações de transporte mesmo em momentos de turbulência. Durante um evento disruptivo, o volume de encomendas entregues pode aumentar consideravelmente, gerando uma demanda de entregas de comércio eletrônico que supera as expectativas. Isso impacta diretamente a atuação das transportadoras em ambiente urbano, que enfrentam um aumento expressivo na demanda de entregas. O objetivo desta tese é apresentar o DISRUPSIM: uma ferramenta de apoio à decisão para o transporte urbano de cargas do e-commerce durante eventos disruptivos. A ferramenta proposta funciona por meio de um modelo de simulação híbrida, combinando a Simulação à Eventos Discretos com a Simulação Baseada em Agentes, possibilitando a avaliação de iniciativas de City logistics para o TUC do e-commerce durante eventos disruptivos. Nesta tese, sua aplicação é demonstrada em um caso real: a partir dos dados fornecidos por uma transportadora, foram elaborados cenários comparativos para análise e modelagem da demanda de entregas. A construção dos cenários buscou modelar a demanda de entregas antes e depois de um evento disruptivo, considerando para isto o período de pandemia da COVID-19. Na aplicação, o uso de Delivery Lockers foi avaliado como uma iniciativa de City logistics para amenizar os impactos sobre as operações da transportadora. A ferramenta se mostrou versátil, podendo ser facilmente adotada por qualquer transportadora, bastando ajustar os parâmetros de entrada e a localização de acordo com as particularidades de sua operação local. Além disso, outras iniciativas de City logistics para o TUC do e-commerce também podem ser avaliadas adaptando-se os processos de modelagem e os dados de entrada do modelo, mitigando os impactos sobre as operações de entrega do e-commerce. Por meio dos resultados gerados por essa ferramenta, é possível realizar análises abrangentes, incluindo dados de quilometragem percorrida, distância total transportada, volume de carga movimentado, emissões de CO2, consumo de combustível, número de viagens realizadas e ocupação dos veículos no momento da saída para efetuar as entregas. Além disso, a ferramenta permite a avaliação de indicadores de desempenho e da eficiência energética da transportadora. Em um cenário prático, no caso estudado, a ferramenta se mostrou altamente promissora, demonstrando um potencial de economia de energia de até 60% em termos de pedidos entregues e volume transportado. Esses resultados demonstraram a aplicabilidade da ferramenta para apoio a decisões e na avaliação de iniciativas destinadas ao TUC durante eventos disruptivos, auxiliando assim, na busca de soluções mais eficientes e sustentáveis no transporte de mercadorias em áreas urbanas.
Abstract: Disruptive events have the potential to deeply impact how companies manage and operate their supply chains. These events can be triggered by a variety of factors such as natural disasters, pandemics, regulatory changes, technological innovations, or geopolitical disruptions. Their occurrence is inevitable, and it is essential for companies to be prepared to face them. Of particular interest for this work is e-commerce and its impact on Urban Freight Transport (UFT) during and after disruptive events. In this context, the use of decision support tools can aid in seeking solutions to mitigate the impacts of these events, ensuring the resilience of transportation operations even in turbulent times. During a disruptive event, the volume of delivered orders can significantly increase, creating a demand for e-commerce deliveries that exceeds expectations. This directly impacts the operation of carriers in urban environments, facing a significant increase in delivery demand. The aim of this thesis is to present DISRUPSIM: a decision support tool for urban freight transport of e-commerce during disruptive events. The proposed tool operates through a hybrid simulation model, combining Discrete Event Simulation with Agent-Based Simulation, enabling the evaluation of City logistics initiatives for UFT of e-commerce during disruptive events. In this thesis, its application is demonstrated in a real case: scenarios were developed for comparative analysis and modeling of delivery demand based on data provided by a carrier. Scenario construction aimed to model delivery demand before and after a disruptive event, considering the COVID-19 pandemic period for this purpose. In the application, the use of Delivery Lockers was evaluated as a City logistics initiative to alleviate the impacts on carrier operations. The tool proved to be versatile, easily adoptable by any carrier, simply by adjusting input parameters and location according to the particularities of their local operation. Additionally, other City logistics initiatives for UFT of e-commerce can also be evaluated by adapting modeling processes and model input data, mitigating impacts on e-commerce delivery operations. Through the results generated by this tool, comprehensive analyses can be conducted, including data on distance traveled, total transported distance, cargo volume moved, CO2 emissions, fuel consumption, number of trips made, and vehicle occupancy at the time of departure for deliveries. Furthermore, the tool allows for the evaluation of performance indicators and the energy efficiency of the carrier. In a practical scenario, in the case studied, the tool showed great promise, demonstrating a potential energy savings of up to 60% in terms of orders delivered and volume transported. These results demonstrated the applicability of the tool for decision support and the evaluation of initiatives aimed at UFT during disruptive events, thus aiding in the search for more efficient and sustainable solutions in the transportation of goods in urban areas.
Palavras-chave: Transporte urbano de cargas
e-commerce
Simulação
City logistics
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia de Produção
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4065
Data do documento: 5-Abr-2024
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_2024027.pdf3,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.