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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4067
Tipo: | Dissertação |
Título: | O estado da arte das pesquisas sobre negacionismo científico na educação em ciências |
Autor(es): | SILVA, Lucas Mariz |
Primeiro Orientador: | ROZENTALSKI, Evandro Fortes |
Resumo: | O negacionismo científico está presente no cotidiano através de notícias, nas redes sociais e em diferentes ambientes sociais, inclusive na sala de aula. Dessa forma, existe uma preocupação em como se tem desenvolvido as pesquisas no campo da Educação em Ciências. Dessa forma, esta pesquisa tem por objetivo analisar a produção de conhecimento científico do referido campo, buscando destacar e analisar lacunas e tendências da área sobre o negacionismo científico. No sentido de contextualizar e responder esses objetivos, a pesquisa se inicia com reflexões acerca da história e constituição epistemológica do negacionismo científico, passando por uma interlocução entre os movimentos negacionistas, compreendendo que são estes movimentos que dão identidade ao negacionismo e, na sequência, são abordadas concepções referentes à Educação em Ciências perante a esse cenário. Como procedimento metodológico, foi realizada uma pesquisa do tipo estado da arte, com uma abordagem analítico-compreensiva, que buscou analisar os chamados “documentos primários” (teses e dissertações) com o intuito de investigar a produção de conhecimento do campo de Educação em Ciências sobre o negacionismo científico. Ao todo, foram analisadas 11 dissertações. O procedimento de análise adotado foi a Análise Textual Discursiva (ATD). Ao longo da análise, foi possível diagnosticar que o debate sobre o negacionismo científico e os elementos que o compõem se apresentam de forma incipiente dentro do campo da pesquisa, sendo apontadas algumas divergências entre as proposições das pesquisas e algumas convergências em relação aos objetivos finais sobre a temática na área. |
Abstract: | Scientific denialism is present in everyday life through news, social media, and various social environments, including the classroom. Consequently, there is concern about the development of research in the field of Science Education. This study aims to analyze the production of scientific knowledge in this field, seeking to highlight and examine gaps and trends regarding scientific denialism. To contextualize and address these objectives, the research begins with reflections on the history and epistemological constitution of scientific denialism, engaging in a dialogue with denialist movements that give identity to denialism. Subsequently, it addresses conceptions related to Science Education in this context. As a methodological approach, an analytical-comprehensive state of the art research was conducted, focusing on the analysis of primary documents (theses and dissertations) to investigate knowledge production in the field of Science Education regarding scientific denialism. A total of 11 dissertations were analyzed using the Discursive Textual Analysis (DTA) method. Throughout the analysis, it was possible to diagnose that the debate on scientific denialism and its components is incipient within the research field, with some divergences and convergences among authors regarding the final objectives of the theme in the area. |
Palavras-chave: | Negacionismo científico Estado da arte Dissertações Educação em ciências |
CNPq: | CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Itajubá |
Sigla da Instituição: | UNIFEI |
metadata.dc.publisher.department: | IFQ - Instituto de Física e Química |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4067 |
Data do documento: | 27-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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