Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/671
Tipo: Dissertação
Título: Análise Multivariada do Sistema de Medição de um Processo de Solda a Ponto por Resistência Elétrica utilizando Componentes Principais Ponderados.
Autor(es): ALMEIDA, Fabrício Alves de
Abstract: O processo de soldagem a ponto por resistência elétrica (RSW) apresenta ampla aplicabilidade na indústria, principalmente no setor automotivo, devido à sua rápida execução, não utilização de consumíveis e adequação a operações automáticas. Sendo um processo de grande destaque, a busca pela melhoria da qualidade do produto é incessante e em um processo já capaz, não deve haver erro de medição. O RSW apresenta diversas características da qualidade e a análise de múltiplas grandezas correlacionadas pode ser melhor abordada utilizando-se técnicas multivariadas. Assim, esta dissertação busca aplicar o estudo de repetitividade e reprodutibilidade de caráter multivariado (GR&Rm) com o objetivo de analisar o sistema de medição de um processo de soldagem a ponto por resistência elétrica fazendo uso de uma estratégia por componentes principais ponderados, que se caracteriza por um método que trabalha com o escores dos componentes principais, ponderando-os pelo seus autovalores, a partir de grandezas correlacionadas. Para o estudo fora selecionado sete características da qualidade, duas respostas para ensaios mecânicos destrutivos e cinco para caracterização geométrica do ponto soldado. Para complementar as análises, realizou-se a comparação com os instrumentos convencionais de metrologia para duas características da qualidade distintas. No que diz respeito aos resultados, os ensaios destrutivos identificaram uma falta de repetitividade nas medições de uma das máquinas, favorecendo à realização de possíveis melhorias neste sistema. Para a caracterização geométrica do ponto soldado, o ndcm apresentou-se como aceitável, porém o estudo GR&Rm se classificou como marginal, podendo variar para um valor até 6,94, mostrando que este SM tem capacidade de apresentar melhorias e ter classificação aceitável, diante ao intervalo de confiança estabelecido. Na análise comparativa com instrumentos convencionais de metrologia, verificou-se que a coerência das medições através do analisador de imagens se apresentou superior em ambos os casos avaliados.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: ALMEIDA, Fabrício Alves de. Análise Multivariada do Sistema de Medição de um Processo de Solda a Ponto por Resistência Elétrica utilizando Componentes Principais Ponderados. 2017. 99 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/671
Data do documento: Fev-2017
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_almeida_2017.pdf4,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.