Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/679
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPAULA, Vinícius Renó de-
dc.date.issued2017-02-
dc.identifier.citationPAULA, Vinícius Renó de. Aprendizagem baseada em projetos: Estudo de caso em um curso de Engenharia de Produção. 2017. 172 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/679-
dc.description.abstractNas últimas décadas, tem sido cada vez maior o descontentamento em relação à baixa eficiência, em termos de aprendizagem, do emprego de métodos tradicionais. A consolidação das mídias virtuais e digitais e o avanço da tecnologia vêm ampliando e facilitando o acesso a informação, e as mudanças contínuas na sociedade também requerem avanços no ensino em Engenharia. Assim, novas soluções vêm sendo propostas através de métodos como a aprendizagem baseada em projetos e aprendizagem baseada em problemas, práticas onde o aluno tem de lidar com a tomada de decisões em situações reais. A fim de ressaltar a importância do tema, o presente trabalho trata-se de um estudo de caso que visa descrever, registrar e analisar uma experiência inovadora que aplica a aprendizagem baseada em projetos para estudantes de Engenharia de Produção, desenvolvida através de uma parceria entre duas instituições, uma universidade e uma grande empresa multinacional. A disciplina Projeto Semestral foi criada tendo como referência um modelo desenvolvido na Europa denominado European Project Semester, onde alunos de diversos países dedicam o semestre para desenvolver projetos reais em empresas parceiras, contando com o suporte de tutores e aulas teóricas complementares. Através de análises dos dados obtidos por diversas fontes de dados, como entrevistas e questionários aplicados com os principais agentes envolvidos, o presente trabalho apresenta uma linha histórica dos quatro anos de realização da disciplina, toda estrutura desenvolvida, resultados obtidos, principais aspectos e particularidades, além de apresentar a evolução da disciplina, análises estatísticas de critérios avaliados pelos alunos, ponto de vista dos tutores, lições aprendidas, fatores de sucesso e sugestões de melhoria para a continuidade em anos posteriores. A disciplina está bem estruturada, apesar ser recente e possuir pontos de melhorias, como um maior apoio e capacitação dos tutores, e também um apoio organizacional maior, tanto por parte da empresa quanto por parte da universidade. Tem como principal fator de sucesso o envolvimento e a participação dos alunos, na qual apresenta também uma taxa elevada de aceitação. Por fim, é possível concluir que a disciplina é uma rica fonte de aprendizado e trabalho em equipe, apresenta benefícios mútuos para a empresa, universidade e alunos, e também representa uma importante iniciativa para a melhoria no ensino de engenharia.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAprendizagem baseada em projetos: Estudo de caso em um curso de Engenharia de Produção.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages172 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseAprendizagem baseada em Projetospt_BR
dc.keywords.portugueseProjeto Semestralpt_BR
dc.keywords.portugueseEducação em Engenhariapt_BR
dc.keywords.portugueseUniversidade-Empresapt_BR
dc.keywords.englishProject-Based Learningpt_BR
dc.keywords.englishSemester Projectpt_BR
dc.keywords.englishEngineering Educationpt_BR
dc.keywords.englishUniversity-Enterprisept_BR
dc.orientador.principalTURRIONI, João Batista-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEngenharia de Produçãopt_BR
dc.date.available2017-03-14T12:47:33Z-
dc.date.accessioned2017-03-14T12:47:33Z-
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_paula_2017.pdf5,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.