Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/730
Tipo: Dissertação
Título: Aplicação de Métodos de Engenharia de Fatores Humanos para avaliação e mitigação de riscos no processo de Radioterapia.
Autor(es): BERNARDES, Mariana
Abstract: A radioterapia é um procedimento médico crítico para o tratamento do câncer que ocorre em um ambiente complexo envolvendo muitas etapas e vários profissionais de saúde, além do uso de elaborados equipamentos. Tal complexidade leva a uma infinidade de oportunidades para o acontecimento de incertezas e potenciais incidentes, que podem levar à administração inadequada do tratamento ao paciente. Apesar dos avanços na tecnologia, a identificação de riscos no tratamento de radioterapia continua a ser uma preocupação. A Engenharia de Fatores Humanos (EFH) objetiva categorizar interações entre profissionais e sistemas, ou seja, ferramentas, tecnologias, organização, ambiente e tarefas e, em seguida, identificar onde essa relação pode ser melhorada. Assim, este estudo de caso teve como objetivo analisar as relações do profissional de radioterapia com seu trabalho e suas limitações em um hospital brasileiro por meio dos métodos de EFH de análise do ambiente de trabalho, análise das tarefas e fluxo de trabalho e análise heurística do equipamento de tratamento, verificando potenciais riscos em suas rotinas que pudessem levar a erro, com vistas em contribuir para com sua mitigação e melhoria na qualidade de vida e segurança dos profissionais e dos pacientes. Os resultados identificam fatores de risco que violam princípios de usabilidade e ergonomia referentes a espaço, mobília, condições físicas, condições psicológicas (fadiga, pressão, interrupções) e condições do processo de trabalho (divisão de atividades e cumprimento de normas e verificações), além de questões da tecnologia do tratamento, que violam principalmente aspectos de prevenção de erros e linguagem do usuário. Fica comprovada por esta pesquisa a relação intrínseca entre homem-máquina no processo de radioterapia e sua complexidade, em que os principais fatores de riscos envolvem justamente a multifatoriedade do processo, isto é, a relação homem/máquina/ambiente/tarefa, em que a mitigação de riscos depende do comprometimento de todos os envolvidos no processo, desde o fabricante da tecnologia, a alta gerência e todos os profissionais que lidam diretamente com o planejamento e a aplicação do tratamento.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: BERNARDES, Mariana. Aplicação de Métodos de Engenharia de Fatores Humanos para avaliação e mitigação de riscos no processo de Radioterapia. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/730
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_bernardes_2017.pdf2,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.