Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/814
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | OLIVEIRA, Juliano Roberto de | - |
dc.date.issued | 2017-05 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Juliano Roberto de. Instrução por Pares: A Aprendizagem Ativa aplicada no Ensino de Gestão da Produção. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/814 | - |
dc.description.abstract | Despertar o interesse dos alunos para os conteúdos estudados em sala de aula tem sido um dos maiores desafios impostos aos docentes dos cursos de Administração da Produção. As mudanças que o desenvolvimento tecnológico tem imprimido nos comportamentos do alunato exigem que os docentes adotem posturas que valorizem a diversificação metodológica e abandonem a unilateralidade. Partindo destes eventos, o presente trabalho teve como objetivo investigar o impacto que o método Peer Instruction ou Instrução por Pares, criado e desenvolvido pelo professor Eric Mazur, da Universidade de Harvard, pode provocar nos resultados obtidos em sala de aula. Para a análise do método, adotou-se a pesquisa quase-experimental nas aulas de Logística e Gestão da Produção em duas turmas de ensino técnico. A uma das turmas, chamada de grupo experimental, foi aplicado o método da Peer Instruction com o objetivo de verificar quais seriam seus resultados quando comparados aos resultados obtidos no ambiente de ensino em que prevalece o método tradicional de exposição pelo professor. Através da análise dos dados provenientes da pesquisa, o presente trabalho corrobora a hipótese de que, se submetidos às práticas de aprendizagem ativa, estudantes e professores podem obter melhor desempenho no ensino de Gestão da Produção. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Instrução por Pares: A Aprendizagem Ativa aplicada no Ensino de Gestão da Produção. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 101 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Aprendizagem Ativa | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Métodos de Ensino | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Gestão da Produção | pt_BR |
dc.keywords.english | Active Learning | pt_BR |
dc.keywords.english | Teaching Methods | pt_BR |
dc.keywords.english | Production Management | pt_BR |
dc.orientador.principal | TURRIONI, João Batista | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.pg.area | Educação em Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.date.available | 2017-06-22T17:45:30Z | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-22T17:45:30Z | - |
dc.publisher.department | IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_oliveira2_2017.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.