Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/814
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, Juliano Roberto de-
dc.date.issued2017-05-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Juliano Roberto de. Instrução por Pares: A Aprendizagem Ativa aplicada no Ensino de Gestão da Produção. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/814-
dc.description.abstractDespertar o interesse dos alunos para os conteúdos estudados em sala de aula tem sido um dos maiores desafios impostos aos docentes dos cursos de Administração da Produção. As mudanças que o desenvolvimento tecnológico tem imprimido nos comportamentos do alunato exigem que os docentes adotem posturas que valorizem a diversificação metodológica e abandonem a unilateralidade. Partindo destes eventos, o presente trabalho teve como objetivo investigar o impacto que o método Peer Instruction ou Instrução por Pares, criado e desenvolvido pelo professor Eric Mazur, da Universidade de Harvard, pode provocar nos resultados obtidos em sala de aula. Para a análise do método, adotou-se a pesquisa quase-experimental nas aulas de Logística e Gestão da Produção em duas turmas de ensino técnico. A uma das turmas, chamada de grupo experimental, foi aplicado o método da Peer Instruction com o objetivo de verificar quais seriam seus resultados quando comparados aos resultados obtidos no ambiente de ensino em que prevalece o método tradicional de exposição pelo professor. Através da análise dos dados provenientes da pesquisa, o presente trabalho corrobora a hipótese de que, se submetidos às práticas de aprendizagem ativa, estudantes e professores podem obter melhor desempenho no ensino de Gestão da Produção.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleInstrução por Pares: A Aprendizagem Ativa aplicada no Ensino de Gestão da Produção.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages101 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseAprendizagem Ativapt_BR
dc.keywords.portugueseMétodos de Ensinopt_BR
dc.keywords.portugueseGestão da Produçãopt_BR
dc.keywords.englishActive Learningpt_BR
dc.keywords.englishTeaching Methodspt_BR
dc.keywords.englishProduction Managementpt_BR
dc.orientador.principalTURRIONI, João Batista-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEngenharia de Produçãopt_BR
dc.pg.areaEducação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.date.available2017-06-22T17:45:30Z-
dc.date.accessioned2017-06-22T17:45:30Z-
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_oliveira2_2017.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.