Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/815
Tipo: Dissertação
Título: Proposta e aplicação de um procedimento para análise da porosidade e de desperdícios em uma empresa de aeronaves.
Autor(es): CARVALHO NETO, Luiz
Abstract: Este trabalho apresenta um estudo de caso em uma empresa aeronáutica dentro do contexto de aplicação da manufatura enxuta. O objetivo principal é analisar a porosidade e a taxa de agregação de valor em atividades executadas por operadores de uma linha de montagem. Embora a pesquisa seja qualitativa, ferramentas quantitativas foram utilizadas na análise de dados, como simulação de Monte Carlo, Regressão pelo método Partial Least Squares e variados testes de hipótese como ANOVA, two sample t, Paired t, Mann-whitney e Kruskal Wallis. A Porosidade foi definida como atividades referentes a counterproductive work behavior (CWB). As análises foram realizadas através de 4 hipóteses, que se referem a diferenças entre os meios de medição, diferenças entre os tipos de desperdícios medidos (desperdícios Lean e a porosidade), variação da taxa de agregação de valor durante o dia de trabalho e relação entre porosidade e informações sobre o perfil do operador. Os dados foram coletados de várias fontes e meios, através de entrevistas, observação direta por cronometragem e amostragem e dados inseridos no Sistema de Gestão Integrada (SGI) da empresa. Os resultados destacaram a importância e a influência da porosidade e ritmo circadiano na taxa de agregação de valor e desperdícios. Houve uma diferença significativa dos valores encontrados conforme cada meio de medição utilizado: os valores inseridos no sistema de gestão integrada da empresa e entrevista são mais altos que os observados por cronometragem e amostragem. O trabalho ainda descreve uma sequência de etapas executadas para futuras réplicas e debate a utilização do conceito da porosidade como desperdício dentro do contexto da manufatura enxuta.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: CARVALHO NETO, Luiz. Proposta e aplicação de um procedimento para análise da porosidade e de desperdícios em uma empresa de aeronaves. 2017. 81 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/815
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_carvalho_neto_2017.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.