Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorINÁCIO, Patrícia Pereira Arantes-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationINÁCIO, Patrícia Pereira Arantes. Níveis de serviço e simulação computacional: um estudo de caso da influência de fatores no tempo de atendimento em uma praça de pedágio rodoviário. 2017. 122 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/865-
dc.description.abstractA capacidade e o nível de serviço das instalações de pedágio ainda não foram formalmente abordados no Highway Capacity Manual, que reconhece e afirma que deve ser dada especial atenção às características únicas, restrições e atrasos causados por estas instalações de cobrança. Essa pesquisa buscou elucidar os seguintes questionamentos: como fatores humanos e operacionais influenciam o tempo de atendimento manual em praças de pedágio? E qual a relação com os níveis de serviço proporcionados pela empresa? Teve por objetivo avaliar os níveis de serviço oferecidos em uma praça de pedágio rodoviário por meio da simulação computacional, testando a influência de fatores na capacidade de atendimento manual. Para alcançar esse objetivo foi realizado um estudo de caso em uma praça de pedágio localizada no estado de Minas Gerais. A coleta de dados, realizada por intermédio de vídeos, documentos e visitas ao local, forneceu informações como a categoria do veículo, a forma de pagamento, o turno de trabalho, dia da semana e sexo do arrecadador; também forneceu o volume de veículos que passaram pela praça e sua composição. O trabalho pode ser dividido em duas etapas: a primeira buscando analisar a influência de fatores no tempo de atendimento por meio de análise estatística e DOE e a segunda etapa realizada por meio da modelagem e simulação, visando determinar o nível de serviço oferecido pela concessionária aos seus clientes. As conclusões principais da análise dos dados coletados mostram que os fatores Categoria do veículo, Forma de pagamento e Sexo do arrecadador são os que têm maior influência no tempo de atendimento, sendo o fator Categoria o mais impactante, aumentando significativamente o tempo de atendimento. A simulação computacional possibilitou avaliar o nível de serviço atual da praça de pedágio e também cenários diversos. A praça atualmente opera com um nível de serviço D em dias normais de funcionamento, no qual um veículo permanece no sistema entre 45 e 60 segundos. Entretanto, em feriados esse nível de serviço cai para E no turno da madrugada e para o F nos turnos da manhã e tarde. A pesquisa mostrou que existem alternativas e melhorias que podem ser aplicadas no ato de arrecadação manual da praça de pedágio estudada.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleNíveis de serviço e simulação computacional: um estudo de caso da influência de fatores no tempo de atendimento em uma praça de pedágio rodoviário.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages122 p.pt_BR
dc.keywords.portuguesePraças de pedágiopt_BR
dc.keywords.portugueseCapacidade de atendimentopt_BR
dc.keywords.portugueseNível de serviçopt_BR
dc.keywords.englishToll plazaspt_BR
dc.keywords.englishCapacity of servicept_BR
dc.keywords.englishService levelpt_BR
dc.orientador.principalLIMA, Josiane Palma-
dc.orientador.coorientadorLEAL, Fabiano-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEngenharia de Produçãopt_BR
dc.pg.areaSistemas de Produção e Logísticapt_BR
dc.date.available2017-07-24T18:08:43Z-
dc.date.accessioned2017-07-24T18:08:43Z-
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção-
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