Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/883
Tipo: Tese
Título: Investigação da implementação da Gestão da Qualidade Total: Um Estudo Empírico em pequenas e médias empresas brasileiras certificadas pela ISO 9001.
Autor(es): OLIVEIRA, Gustavo Silveira de
Abstract: Este trabalho apresenta uma análise da Gestão da Qualidade Total (GQT) e do seu impacto no desempenho da organização. Uma série de relações causais éconstruída com base na literatura e testadas com uso da modelagem por equações estruturais. O objetivo é investigara implantação da GQT nas Pequenas e Médias Empresas (PMEs) brasileiras certificadas pela ISO 9001. Para isso, foi conduzida uma pesquisa levantamento com 200 empresas que se encaixam nesse perfil. Os resultados sugerem que PMEs brasileiras podem estar mais preocupadas com a implementação das práticas de GQT, que garantem a manutenção do certificado, do que com a melhoria da qualidade propriamente dita. As análises levam à conclusão de que as práticas da ISO 9001 não levam, necessariamente, à melhoria de desempenho e sugerem que as auditorias deveriam ser mais focadas nos resultados e menos na implantação de práticas que podem ou não levar à melhoria. Por fim, conclui-se que as PMEs brasileiras não estão evoluindo para a aplicação de sistemas mais robustos de gestão(GQT), e um dos motivos para que isso não esteja acontecendo é a falta de conhecimento sobre o tema, fazendo com que as PMEs se contentem com a implantação da ISO 9001, com a conformidade com os requisitos normativos, e não se comprometam, efetivamente, com a melhoria contínua.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia de Produção
Citação: OLIVEIRA, Gustavo Silveira de. Investigação da implementação da Gestão da Qualidade Total: Um Estudo Empírico em pequenas e médias empresas brasileiras certificadas pela ISO 9001. 2017. 98 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/883
Data do documento: Ago-2017
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_oliveira_2017.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.