Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/892
Tipo: Dissertação
Título: Simulação a Eventos Discretos como uma ferramenta de auxílio ao Planejamento da Produção em uma Empresa Multinacional de Tecnologia.
Autor(es): PEREIRA, Adriano Pellegrini
Abstract: A simulação vem sendo cada vez mais utilizada para a solução de problemas complexos, incluindo os setores da manufatura e serviços. Alguns autores evidenciam as principais funcionalidades do planejamento e controle da produção, de forma que se torna possível aplicar a simulação para facilitar e otimizar estas atividades. O objetivo desta pesquisa é propor uma integração entre um modelo computacional e o sistema Enterprise Resource Planning (ERP) de uma empresa, com a finalidade de propor uma nova sistemática para o cálculo e disponibilização de um lead time de entrega dos produtos finais, no momento do recebimento de novos pedidos. O objeto de estudo é uma empresa do setor de eletrônicos. Foi utilizado o método de estudo de caso, com o objetivo de utilizar e integrar um modelo computacional com o sistema ERP do objeto de estudo. Por fim, foi observado que a integração entre a simulação e o sistema ERP pode ser utilizada no dia a dia como uma poderosa ferramenta de auxílio à tomada de decisão na manufatura.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: PEREIRA, Adriano Pellegrini. Simulação a Eventos Discretos como uma ferramenta de auxílio ao Planejamento da Produção em uma Empresa Multinacional de Tecnologia. 2017. 68 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/892
Data do documento: Jul-2017
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_pereira5_2017.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.