DSpace/Manakin Repository

Percepção ambiental e climática: Estudo de Caso em escolas públicas de Itajubá-MG.

Mostrar registro simples

dc.creator SANTOS, Weslley Vieira dos
dc.date.issued 2018-02-21
dc.identifier.citation SANTOS, Weslley Vieira dos. Percepção ambiental e climática: Estudo de Caso em escolas públicas de Itajubá-MG. 2018. 115 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1123
dc.description.abstract A percepção é o processo no qual o indivíduo assimila os estímulos externos, os internaliza por meio do processo cognitivo e a eles atribui significado. Nesse sentido, a percepção ambiental e climática é a forma como os indivíduos entendem os fenômenos naturais que se manifestam no seu cotidiano. Diante disso, o objetivo do presente estudo foi conhecer a percepção ambiental e climática de alunos do quinto ano de escolas públicas municipais de Itajubá-MG. Foram selecionadas quatro escolas, duas localizadas na área rural e duas localizadas na área urbana do município. Adotou-se uma estratégia metodológica quantiqualitativa, com aplicação de questionários e observação ao longo do ano de 2016, compreendendo os objetivos do projeto de extensão universitária Amigos do Clima e os da pesquisa em percepção. As análises apontaram que os alunos demonstraram interesse e participação satisfatórios nas atividades do projeto apenas quando realizadas na escola. No tocante à percepção ambiental e climática, constata-se que todos os alunos apresentaram a mesma dificuldade: perceberem-se como pertencentes ao meio atmosférico; e que os alunos que estão inseridos em um contexto rural não têm necessariamente uma percepção ambiental e climática mais apurada do que os alunos que frequentam escolas na área urbana. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Percepção ambiental e climática: Estudo de Caso em escolas públicas de Itajubá-MG. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 115 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Percepção ambiental e climática pt_BR
dc.keywords.portuguese Escolas públicas pt_BR
dc.keywords.portuguese Ensino fundamental pt_BR
dc.keywords.english Environmental and climatic perception pt_BR
dc.keywords.english Public schools pt_BR
dc.keywords.english Elementary school pt_BR
dc.orientador.principal REBOITA, Michelle Simões
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Meio Ambiente e Recursos Hídricos pt_BR
dc.pg.area Meio Ambiente e Recursos Hídricos pt_BR
dc.date.available 2018-03-12T13:55:44Z
dc.date.accessioned 2018-03-12T13:55:44Z
dc.publisher.department IRN - Instituto de Recursos Naturais
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples