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Ensino e Aprendizagem de Frações mediados pela Tecnologia: Uma análise à luz da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud.

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dc.creator BOLOGNANI, Ana Carla de Almeida
dc.date.issued 2015-03-27
dc.identifier.citation BOLOGNANI, Ana Carla de Almeida. Ensino e Aprendizagem de Frações mediados pela Tecnologia: Uma análise à luz da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/112
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo principal apresentar o desenvolvimento de uma sequência didática (SD) para o ensino de frações equivalentes e investigar o papel exercido pela variedade de situações propostas quando baseadas na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Para esta investigação, foi elaborada uma SD envolvendo o conceito de frações equivalentes mediada pelas TIC, que foi aplicada em uma turma do 6º ano do ensino fundamental durante o ano de 2013. Com a realização da intervenção, os dados foram obtidos através de três fontes: o registro das atividades escritas dos alunos, os registros audiovisuais, e os registros do estagiário. Estes dados foram analisados à luz da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (TCC) e posteriormente passaram por um processo de triangulação, no qual foram agrupados nas categorias que sintetizaram os registros dos alunos: a) Menção à tecnologia como uma alternativa de apoio ao ensino; b) Uso da tecnologia como ferramenta na resolução dos exercícios; c) A tecnologia como fator desmotivador à aprendizagem; d) O uso da tecnologia sem significados. Esta triangulação mostrou que a aproximação do conteúdo matemático ao cotidiano dos alunos por meio das TIC fez com que os estudantes participassem efetivamente das atividades desenvolvidas e pudessem dar mais significados ao conteúdo trabalhado. A preocupação com a variedade de situações propostas da SD contribuiu para a construção do conhecimento matemático a cada nova situação vivenciada pelo educando. A análise dos dados indicou que a utilização de recursos tecnológicos juntamente com a variedade de situações propostas aos estudantes teve impactos positivos na aprendizagem. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Ensino e Aprendizagem de Frações mediados pela Tecnologia: Uma análise à luz da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 108 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Frações Equivalentes pt_BR
dc.keywords.portuguese Tecnologias da Informação e Comunicação pt_BR
dc.keywords.portuguese Teoria dos Campos Conceituais pt_BR
dc.keywords.english Equivalent Fractions pt_BR
dc.keywords.english Information and Communication Technologies pt_BR
dc.keywords.english Theory of Conceptual Fields pt_BR
dc.orientador.principal REZENDE JUNIOR, Mikael Frank
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Ensino de Ciências – Mestrado Profissional pt_BR
dc.pg.area Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências pt_BR
dc.date.available 2015-10-09T13:34:54Z
dc.date.accessioned 2015-10-09T13:34:54Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


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