dc.creator |
BOLOGNANI, Ana Carla de Almeida |
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dc.date.issued |
2015-03-27 |
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dc.identifier.citation |
BOLOGNANI, Ana Carla de Almeida. Ensino e Aprendizagem de Frações mediados pela Tecnologia: Uma análise à luz da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/112 |
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dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo principal apresentar o desenvolvimento de uma sequência didática (SD) para o ensino de frações equivalentes e investigar o papel exercido pela variedade de situações propostas quando baseadas na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Para esta investigação, foi elaborada uma SD envolvendo o conceito de frações equivalentes mediada pelas TIC, que foi aplicada em uma turma do 6º ano do ensino fundamental durante o ano de 2013. Com a realização da intervenção, os dados foram obtidos através de três fontes: o registro das atividades escritas dos alunos, os registros audiovisuais, e os registros do estagiário. Estes dados foram analisados à luz da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (TCC) e posteriormente passaram por um processo de triangulação, no qual foram agrupados nas categorias que sintetizaram os registros dos alunos: a) Menção à tecnologia como uma alternativa de apoio ao ensino; b) Uso da tecnologia como ferramenta na resolução dos exercícios; c) A tecnologia como fator desmotivador à aprendizagem; d) O uso da tecnologia sem significados. Esta triangulação mostrou que a aproximação do conteúdo matemático ao cotidiano dos alunos por meio das TIC fez com que os estudantes participassem efetivamente das atividades desenvolvidas e pudessem dar mais significados ao conteúdo trabalhado. A preocupação com a variedade de situações propostas da SD contribuiu para a construção do conhecimento matemático a cada nova situação vivenciada pelo educando. A análise dos dados indicou que a utilização de recursos tecnológicos juntamente com a variedade de situações propostas aos estudantes teve impactos positivos na aprendizagem. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Ensino e Aprendizagem de Frações mediados pela Tecnologia: Uma análise à luz da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
108 p. |
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dc.keywords.portuguese |
Frações Equivalentes |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Tecnologias da Informação e Comunicação |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Teoria dos Campos Conceituais |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Equivalent Fractions |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Information and Communication Technologies |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Theory of Conceptual Fields |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
REZENDE JUNIOR, Mikael Frank |
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dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
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dc.pg.programa |
Ensino de Ciências – Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.pg.area |
Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.date.available |
2015-10-09T13:34:54Z |
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dc.date.accessioned |
2015-10-09T13:34:54Z |
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dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
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