Resumo:
Professores e pesquisadores da área de Educação Matemática (EM) indicam que os
conhecimentos acerca da história da Matemática (HM) auxiliam os futuros professores na
compreensão dos conteúdos matemáticos, podendo ampliar a visão de Matemática que eles possuem, bem como propiciar a relação entre conceitos específicos da área e da articulação da Matemática com outros campos do saber. Além disso, o conhecimento da HM pode fornecer elementos para que o licenciando, em seu futuro exercício profissional, utilize a HM para ensinar Matemática. Sob essa perspectiva, realizamos uma investigação com o objetivo de analisar os aspectos da HM e suas articulações com o ensino de Matemática na Educação Básica que estão sendo contemplados nas disciplinas dos cursos presenciais de Licenciatura em Matemática oferecidos por Universidades Federais localizadas no Estado de Minas Gerais. Para tanto, esta investigação foi realizada por meio de duas etapas. Na primeira, foram localizados os cursos de Licenciatura em Matemática presenciais e seus Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) e/ou ementários. Nessa etapa, também foram analisados estes documentos. Na segunda etapa, foram aplicados questionários aos coordenadores, bem como aos professores que lecionaram as disciplinas que abordam tais temáticas nesses cursos nos
dois últimos anos. Identificamos que os aspectos da história da Matemática são trabalhados em todos os 14 cursos de licenciatura localizados, que são ofertados por 11 universidades em 13 campi. Os resultados desta investigação mostram que esses aspectos são abordados nesses cursos de três formas distintas, a saber: nas disciplinas específicas de história da Matemática, em outras disciplinas que abordam tópicos de história da Matemática, e de forma “orgânica”. Embora a história da Matemática seja abordada em todos os cursos, as suas relações com a Educação Básica foram identificadas somente em quatro, e as nossas análises indicam que em pelo menos um desses cursos existe a presença de um docente que é especialista na área, evidenciando que as articulações entre HM e EM parte de iniciativas particulares. Além disso, os resultados das análises dos questionários respondidos pelos coordenadores dos cursos e
pelos professores da disciplina específica de história da Matemática sinalizam que a história da Matemática é uma rica fonte de contribuição para a constituição dos três saberes de base do professor, proposto por Shulman (1986).