DSpace/Manakin Repository

Histórias em quadrinhos produzidas por alunos de Ensino Médio: identificando sentidos e indicadores de alfabetização científica.

Mostrar registro simples

dc.creator SANTOS, Maria Bethânia de Siqueira Leite Fochi dos
dc.date.issued 2018-02-19
dc.identifier.citation SANTOS, Maria Bethânia de Siqueira Leite Fochi dos. Histórias em quadrinhos produzidas por alunos de Ensino Médio: identificando sentidos e indicadores de alfabetização científica. 2018. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1157
dc.description.abstract O ensino de Física, bem como de Ciências, enfrenta a realidade de falta de profissionais em muitas escolas do Estado de São Paulo; isso em um momento em que, mais do que nunca, a alfabetização científica se faz crucial para a inserção de cidadãos na sociedade. O presente estudo tem como objetivo analisar histórias em quadrinhos produzidas por alunos do terceiro ano Ensino Médio de uma escola pública rural localizada em um município do Vale do Paraíba, identificando quais sentidos emergem de seus discursos e indicadores de alfabetização científica. Os textos dos alunos têm como assunto uma atividade de demonstração experimental de Física, da qual os alunos participaram; a partir desses textos, usando a bibliografia que trata sobre a linguagem quadrinhística, faz-se uma caracterização dos textos e, a partir dos instrumentos da análise do discurso de linha francesa (Pechêux), observam-se quais efeitos de sentido emergem dos discursos dos alunos. Além disso, verificam-se quais são os indícios de alfabetização científica, segundo os critérios da NSTA (National Science Teacher Association). A partir de uma situação de aprendizagem da proposta curricular de Português, cujo enfoque é a produção de histórias em quadrinhos, os alunos deveriam desenvolver os seus textos a partir da atividade demonstrativa de Física, que ocorreu na própria escola. A partir do desenvolvimento de várias atividades que tiveram como objetivo apropriar os alunos da linguagem quadrinhística, ocorreu a atividade de produção de textos. Com as HQ produzidas, foi possível observar como ainda resiste a ideia de que os conhecimentos das Ciências são atrelados à sala de aula, sem muita aplicação no mundo externo, bem como questões relacionadas ao ensino tradicional e ao gênero nas ciências. Além disso, alguns textos permitem identificar alguns indicadores de alfabetização científica, enquanto outros mostram que esse processo não foi desenvolvido. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Histórias em quadrinhos produzidas por alunos de Ensino Médio: identificando sentidos e indicadores de alfabetização científica. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 88 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Histórias em quadrinhos pt_BR
dc.keywords.portuguese Análise do discurso pt_BR
dc.keywords.portuguese Alfabetização Científica pt_BR
dc.keywords.english Comics pt_BR
dc.keywords.english Speech Analysis pt_BR
dc.keywords.english Scientific Literacy pt_BR
dc.orientador.principal MONTEIRO, Isabel Cristina de Castro
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Educação em Ciências pt_BR
dc.pg.area Ensino e Aprendizagem pt_BR
dc.date.available 2018-03-20T14:44:55Z
dc.date.accessioned 2018-03-20T14:44:55Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples