dc.creator |
MOREIRA, Camila Cardoso |
|
dc.date.issued |
2015-02-24 |
|
dc.identifier.citation |
MOREIRA, Camila Cardoso. Parceria Museu-Escola: Investigação das propostas elaboradas por um grupo de professores de Física e educadores de um Museu de Ciências. 2015. 75 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/115 |
|
dc.description.abstract |
Neste trabalho apresentamos uma investigação que teve por objetivo identificar e analisar as propostas educativas de articulação museu-escola elaboradas por um grupo formado por professores de Física da educação básica e educadores de um Centro de Ciências. Para isto selecionamos uma professora de Física da rede pública do estado de Minas Gerais e dois mediadores e um docente do Espaço InterCiências, Centro da Universidade Federal de Itajubá. Para coletar informações utilizamos as técnicas do Grupo Focal, e para os procedimentos de análise nos apoiamos na Análise de Conteúdo. Foram realizadas três sessões do grupo, entre os meses de novembro e dezembro de 2013. Observamos que os mediadores tendem a avaliar sua
atuação no Centro de Ciências sob dois pontos de vista distintos, ora como educadores de um espaço não-formal, ora como futuros professores de Física. Notamos ainda que os mediadores atingiram uma melhor compreensão acerca de seu papel durante as discussões acerca da relação museu-escola, quando estes sujeitos puderam dialogar com um docente da educação básica e compartilhar com ele suas expectativas para uma atividade museal. Além disso, apesar do grupo ter concordado que uma parceria entre escola e Centro de Ciências seria a opção ideal para atividades educativas mais organizadas, efetivar tal ideia se mostrou uma tarefa muito complexa. O diálogo entre os sujeitos levantou diversos obstáculos para a realização de parcerias educativas, e a proposta que ganhou força dentre eles apresentou características muito distintas daquelas que geralmente ocorrem em espaços desta natureza. Dentre tais características se destacaram o fato de os professores da educação básica não participarem em nenhuma etapa das
atividades bem como as ações atribuídas aos mediadores, que se mostraram distantes das práticas museais a que estão habituados. Além disso, verificamos que os sujeitos demonstraram uma compreensão de parceria museu-escola muito distinta daquela indicada na literatura, propondo ações em que a relação entre estas instituições não é equilibrada. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Parceria Museu-Escola: Investigação das propostas elaboradas por um grupo de professores de Física e educadores de um Museu de Ciências. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
75 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Relação museu-escola |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Centros de Ciências |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Educação não-formal |
pt_BR |
dc.keywords.english |
School-museum partnership |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Science Centers |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Non-formal education |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
SILVA, Luciano Fernandes |
|
dc.orientador.coorientador |
MONTEIRO, Isabel C. C. |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Ensino de Ciências – Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.pg.area |
Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.date.available |
2015-10-09T14:42:45Z |
|
dc.date.accessioned |
2015-10-09T14:42:45Z |
|
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
|