Resumo:
A utilização de práticas da gestão da qualidade, a busca pela certificação ISO 9001 e a gestão do conhecimento podem criar um ambiente propício para melhoria do desempenho organizacional, contribuindo para que as organizações se mantenham competitivas no mercado em que atuam. Diversos trabalhos exploram a relação entre desempenho organizacional e as práticas de gestão da qualidade e a gestão do conhecimento isoladamente, porém poucos exploram essa relação simultaneamente. Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa aplicada utilizando abordagem quantitativa, com objetivo de analisar a relação existente entre o desenvolvimento das organizações, em termos de eficácia de sistema de gestão da qualidade e gestão baseada no conhecimento, com a qualidade do produto. Para confirmar ou refutar as hipóteses de pesquisa estabelecidas foram coletados dados utilizando survey junto a empresas integrantes da cadeia automobilística brasileira. O instrumento de pesquisa para coleta de dados foi desenvolvido baseando-se na literatura sobre os temas Gestão da Qualidade e Gestão do Conhecimento, e constitui-se de nove construtos, sendo oito compostos por variáveis independentes e um por variáveis dependentes. Conclui-se que existe forte correlação entre variáveis independentes e as variáveis dependentes satisfação do cliente, custos relacionados à qualidade do produto e taxa de produtos com defeito; existe correlação entre variáveis dos construtos fornecedores e liderança da alta gerência e a taxa de produtos com defeito. Utilizando-se o teste Qui-Quadrado, conclui-se que o desenvolvimento organizacional impacta positivamente na qualidade do produto. O tamanho das empresas pode ser positivamente relacionado às variáveis custos relacionados à qualidade do produto, desperdício e taxas de produtos com defeito. E por fim, o tempo de obtenção do certificado ISO 9001 em si não impacta no aumento da qualidade na empresa.