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Metodologias ativas e ensino de ciências na educação superior: um estudo a partir da percepção do aluno.

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dc.creator DUARTE, Verônica Gonçalves
dc.date.issued 2018-05-25
dc.identifier.citation DUARTE, Verônica Gonçalves. Metodologias ativas e ensino de ciências na educação superior: um estudo a partir da percepção do aluno. 2018. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1469
dc.description.abstract Na busca de se repensar o papel do ensino-aprendizagem na educação superior e de se compreender o processo de construção do conhecimento dos alunos, surgem implementações de novos modelos de ensino no âmbito da educação. Diversas instituições têm buscado novos meios que superem o ensino tradicional e que possam promover inovações didáticas que tornem a aprendizagem mais significativa, que impliquem em um movimento constante do “aprender a aprender”. Esta pesquisa aborda o uso de metodologias ativas na educação superior, método que tem como finalidade mobilizar os alunos durante as aulas por meio de atividades que exigem aplicação de conceitos, a argumentação e a explicação desses conceitos de forma colaborativa. O objetivo desta pesquisa é analisar a percepção dos alunos acerca do uso de metodologias ativas aplicadas em disciplinas de ciências exatas da UNIFEI. Os dados foram analisados por meio da abordagem qualitativa; a produção dos dados foi desenvolvida por meio de observação e análise de 99 questionários respondidos por estudantes das disciplinas de Prática de Ensino I e Física Geral I, na quais foi utilizada a metodologia Peer Instruction. Para direcionar a análise dos dados, foram usados conceitos da Análise de Conteúdo. As percepções extraídas das falas dos alunos indicam que as metodologias ativas proporcionam maior interação entre os envolvidos no processo educativo, preparando para o trabalho em equipe e aproximando alunos e professor, estabelecem relação entre o conteúdo aprendido com a realidade vivida pelos alunos, colaboram com uma aprendizagem mais significativa, oportunizam uma participação mais ativa na construção do conhecimento, promovem o desejo dos alunos em permanecer nas aulas, geram autonomia e facilitam a compreensão de conceitos. No entanto, nem todos os envolvidos nesse processo estão preparados; o professor precisa estar atento às novas tecnologias e anseios dos alunos. E estes, algumas vezes, sentem dificuldade em manter a atenção nas aulas e gerenciar o tempo para realizar as atividades on-line. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Metodologias ativas e ensino de ciências na educação superior: um estudo a partir da percepção do aluno. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 114 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.keywords.portuguese Educação superior pt_BR
dc.keywords.portuguese Aluno pt_BR
dc.keywords.portuguese Metodologias ativas pt_BR
dc.keywords.english Teaching-learning process pt_BR
dc.keywords.english Higher education pt_BR
dc.keywords.english Student pt_BR
dc.keywords.english Active learning pt_BR
dc.orientador.principal FERRAZ, Denise Pereira de Alcântara
dc.orientador.coorientador FIGUEIREDO FILHO, Newton
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Educação em Ciências pt_BR
dc.pg.area Educação e Tecnologias pt_BR
dc.date.available 2018-07-12T19:21:46Z
dc.date.accessioned 2018-07-12T19:21:46Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


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