DSpace/Manakin Repository

Uma proposta de metodologia para otimização em confiabilidade de blindagem aeronáutica a partir de simulações computacionais.

Mostrar registro simples

dc.creator SANTOS, Valquíria Claret dos
dc.date.issued 2009-02
dc.identifier.citation SANTOS, Valquíria Claret dos. Uma proposta de metodologia para otimização em confiabilidade de blindagem aeronáutica a partir de simulações computacionais. 2009. 133 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2009. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1529
dc.description.abstract Neste trabalho é abordado um problema de confiabilidade de uma blindagem de uso aeronáutico, modelada a partir de simulações usando elementos finitos. O trabalho de pesquisa visa aspectos tecnológicos dos materiais empregados e a modelagem numérica da dinâmica projétil-blindagem. Esta blindagem é projetada para ser colocada no piso da aeronave para proteger a tripulação. A confiabilidade da blindagem está associada à sua capacidade de não falhar sob impacto, para critérios de desempenho previamente definidos. Por outro lado, o aumento de peso associado à presença da blindagem pode afetar restrições operacionais da aeronave, como, por exemplo, o deslocamento máximo admissível para o seu centróide, que, se excedido, poderia desestabilizar a aeronave. Assim, é essencial modelar uma blindagem confiável, mas que não atinja as restrições impostas de projeto. Para a blindagem ótima obtida uma análise de confiabilidade foi realizada para três diferentes critérios de desempenho, supondo suas variáveis aleatórias como normais. O primeiro critério está relacionado ao desempenho do restante da velocidade do projétil após algum tempo de simulação. Neste caso, uma velocidade aceitável após este tempo de simulação não deve exceder 3% da velocidade inicial do projétil. O segundo critério está relacionado com o deslocamento máximo da última camada oposta ao projétil, que foi assumido não exceder 2 mm. Finalmente, o terceiro critério de desempenho está relacionado com o número remanescente de camadas do material compósito após o impacto. Para este critério foi assumido que duas camadas restantes é um número aceitável para a não perfuração da blindagem. A confiabilidade da blindagem foi avaliada com base nos três critérios de desempenho e comparada nos pontos ótimo e médio dos parâmetros de projeto. O melhor resultado para a confiabilidade da blindagem foi obtido no ponto ótimo, o qual foi encontrado utilizando uma técnica de otimização, com funções objetivo e equações de restrição obtidas a partir de metamodelos construidos através de simulações computacionais. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Uma proposta de metodologia para otimização em confiabilidade de blindagem aeronáutica a partir de simulações computacionais. pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 133 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Materiais compósitos pt_BR
dc.keywords.portuguese Otimização pt_BR
dc.keywords.portuguese Confiabilidade pt_BR
dc.keywords.english Composite materials pt_BR
dc.keywords.english Optimization pt_BR
dc.keywords.english Reliability pt_BR
dc.orientador.principal JORGE, Ariosto Bretanha
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia Mecânica pt_BR
dc.pg.area Projeto e Fabricação pt_BR
dc.date.available 2018-08-10T19:42:40Z
dc.date.accessioned 2018-08-10T19:42:40Z
dc.publisher.department IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Mecânica


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples