DSpace/Manakin Repository

Educação em Saúde e Textos de Divulgação Científica no Contexto Escolar: Um Estudo Bibliográfico

Mostrar registro simples

dc.creator TELES, Tatiana de Paiva Zucareli
dc.date.issued 2018-10-02
dc.identifier.citation TELES,Tatiana de Paiva Zucareli. Educação em Saúde e Textos de Divulgação Científica no Contexto Escolar: Um Estudo Bibliográfico. 2018. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências.) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1832
dc.description.abstract Este estudo teve como objetivo analisar, em publicações da área de ensino de ciências, características relativas ao uso de Texto de Divulgação Científica (TDC) para abordagem de temas relacionados à saúde no contexto escolar, tanto no ensino fundamental (EF) quanto no ensino médio (EM), e suas contribuições para Alfabetização Científica (AC) dos estudantes. Para tal, foi realizado um levantamento nas publicações nacionais de artigos de revistas da área de Ensino de Ciências e de trabalhos do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO). Foram encontrados onze trabalhos relatando tal abordagem, os quais foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados revelaram que as atividades didáticas descritas em tais trabalhos foram aplicadas de forma bem distribuída no ensino fundamental e no ensino médio. As atividades foram aplicadas principalmente nas disciplinas Ciências e Biologia. Aprender novos conceitos científicos e estabelecer relações entre o conteúdo abordado e seu cotidiano foram os objetivos didáticos mais citados nas atividades. Dentre as temáticas sobre saúde, a genética foi a mais abordada, seguida de nutrição e dengue. O tipo de TDC mais adotado nessas propostas foi revista de divulgação científica. Dentre as diversas estratégias didáticas abordadas nos trabalhos, houve maior predominância na leitura coletiva e realização de discussões. As contribuições didáticas mais observadas nos trabalhos foram aumento da participação e interesse as aulas e capacidade de articular conteúdos científicos com o cotidiano. Na análise da presença de aspectos da AC nas atividades didáticas mediadas pelo uso do TDC, reportadas nos trabalhos selecionados, foi observado que a maior parte dos trabalhos envolveu o entendimento das relações existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e meio-ambiente. Quase metade dos trabalhos envolveu a compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos fundamentais. Com menor frequência, encontramos trabalhos que remetiam à compreensão da natureza das ciências e dos fatores éticos e políticos que circundam sua prática. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Educação em Saúde e Textos de Divulgação Científica no Contexto Escolar: Um Estudo Bibliográfico pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 104 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese educação em saúde pt_BR
dc.keywords.portuguese texto de divulgação científica pt_BR
dc.keywords.portuguese alfabetização científica pt_BR
dc.keywords.portuguese atividade didática pt_BR
dc.keywords.portuguese pesquisa bibliográfica pt_BR
dc.keywords.english health education pt_BR
dc.keywords.english popularization of science pt_BR
dc.keywords.english to scientific literacy pt_BR
dc.keywords.english didactic activities pt_BR
dc.keywords.english literature review pt_BR
dc.orientador.principal OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Educação em Ciências pt_BR
dc.pg.area Ensino e Aprendizagem pt_BR
dc.date.available 2018-12-04T19:32:22Z
dc.date.accessioned 2018-12-04T19:32:22Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples