DSpace/Manakin Repository

A caracterização de sequências didáticas no ensino de Astronomia em evento e periódicos especializados da área.

Mostrar registro simples

dc.creator MENEZES, Isadora Moutinho Carvalho Ângelo
dc.date.issued 2019-02-22
dc.identifier.citation MENEZES, Isadora Moutinho Carvalho Ângelo. A caracterização de sequências didáticas no ensino de Astronomia em evento e periódicos especializados da área. 2019. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1924
dc.description.abstract Na presente pesquisa efetuaram-se análises de publicações da área de Ensino de Astronomia que desenvolvem relatos ou proposições de Sequências Didática no evento Simpósio Nacional de Educação em Astronomia (SNEA) e na Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia (RELEA), no recorte temporal (2004 - 2017) que foi assinalado pelo início de publicações na revista. Delimitamos Sequências Didáticas como sendo estratégias de ensino que correspondem às diretrizes práticas e à perspectiva teórica de aprendizagem, explicitamente ou não, e que no ensino de ciências estas estão minimamente relacionadas à Educação Formal e objetivam - ao menos, ainda que não exclusivamente - que as ideias científicas sejam trabalhadas pelos estudantes. O objetivo deste trabalho foi empreender um estudo de caráter inventariante e descritivo, buscando analisar como vem sendo construída a introdução de temas de Astronomia por meio de Sequências Didáticas na Educação, seja ela básica, superior ou continuada. Dentre os resultados encontrados, observamos que menos de 20% das publicações no evento são trabalhos – disponíveis na íntegra – que abordam propostas de Sequências Didáticas. Dos trinta artigos sobre a temática encontrados na RELEA, mais de 70% tem como pretensão o ensino de tópicos relacionados à categoria Sistema Sol-Terra-Lua. As sequências didáticas são, em sua maioria, direcionadas a estudantes da Educação Básica e apresentam pressupostos construtivistas. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title A caracterização de sequências didáticas no ensino de Astronomia em evento e periódicos especializados da área. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 73 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Educação pt_BR
dc.keywords.portuguese Ensino de Astronomia pt_BR
dc.keywords.portuguese Sequências Didáticas pt_BR
dc.keywords.english Education pt_BR
dc.keywords.english Teaching of Astronomy pt_BR
dc.keywords.english Didactic Sequences pt_BR
dc.orientador.principal SILVA, Agenor Pina da
dc.orientador.coorientador FIGUEIREDO FILHO, Newton de
dc.place.presentation UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Educação em Ciências pt_BR
dc.pg.area Educação em Ciências pt_BR
dc.pg.linha Ensino de Ciências pt_BR
dc.date.available 2019-04-24T20:12:39Z
dc.date.accessioned 2019-04-24T20:12:39Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples