DSpace/Manakin Repository

O uso da sequência didática como um instrumento para o Ensino de Astronomia: a radiação cósmica de fundo em micro-ondas e a expansão do universo.

Mostrar registro simples

dc.creator BATISTA, Arian Rodrigues
dc.date.issued 2019-02-22
dc.identifier.citation BATISTA, Arian Rodrigues. O uso da sequência didática como um instrumento para o Ensino de Astronomia: a radiação cósmica de fundo em micro-ondas e a expansão do universo. 2019. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1931
dc.description.abstract Este trabalho teve como objetivo elaborar, aplicar e analisar os resultados de uma sequência didática para o ensino dos temas Radiação Cósmica de Fundo em Micro-Ondas e expansão do universo, que são dois pilares do modelo cosmológico do Big Bang. Essa sequência didática foi aplicada nos meses de junho e julho de 2018, num total de 12 aulas, cada uma de 50 minutos. Ela foi aplicada na disciplina Conceitos de Astronomia do curso de Licenciatura em Física da UNIFEI. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários com perguntas abertas no decorrer da aplicação da sequência didática. A construção da sequência didática foi baseada em Dolz e os dados analisados foram agrupados em categorias. Além da discussão dos temas de Astronomia indicados, também foram discutidos conceitos da Física que fundamentam os estudos teóricos relacionados a esses pilares. Nesse sentido, discutiu-se: a radiação eletromagnética: seu espectro, polarização e intensidade; efeito Doppler; o espectro de corpo negro; conceitos de óptica física; a retirada de informações por meio da utilização de gráfico; e a lei de Hubble. A sequência didática elaborada consta dos seguintes elementos: avaliação dos conceitos prévios; utilização de atividade experimentais; avaliação de aprendizagem. A partir da análise do Pré-teste e do Pós-teste foi possível constatar o aumento do desempenho dos alunos com relação ao domínio dos conteúdos trabalhados dentro da sequência didática, com o emprego de argumentos mais consistentes nas respostas, identificou-se também algumas fragilidades nas explicações dos alunos que podem ser associadas a fatores atrelados a formação dos próprios estudantes. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title O uso da sequência didática como um instrumento para o Ensino de Astronomia: a radiação cósmica de fundo em micro-ondas e a expansão do universo. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 136 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Big-Bang pt_BR
dc.keywords.portuguese Sequência didática pt_BR
dc.keywords.portuguese Astronomia pt_BR
dc.keywords.english Big-Bang pt_BR
dc.keywords.english Didactic sequence pt_BR
dc.keywords.english Astronomy pt_BR
dc.orientador.principal SILVA, Agenor Pina da
dc.orientador.coorientador FIGUEIREDO FILHO, Newton de
dc.place.presentation UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Educação em Ciências pt_BR
dc.pg.area Educação em Ciências pt_BR
dc.pg.linha Ensino de Ciências pt_BR
dc.date.available 2019-04-25T18:59:51Z
dc.date.accessioned 2019-04-25T18:59:51Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples