DSpace/Manakin Repository

Adequação do Modelo de Gestão da ISO 9001 para um Núcleo de Educação a Distância.

Mostrar registro simples

dc.creator SILVA, Antonio Sergio da
dc.date.issued 2015-04-16
dc.identifier.citation SILVA, Antonio Sergio da. Adequação do Modelo de Gestão da ISO 9001 para um Núcleo de Educação a Distância. 2015. 140 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/231
dc.description.abstract A atual situação econômica mundial e o crescente aumento da competitividade entre as empresas fazem com que a qualidade seja um fator determinante para manter as organizações no mercado. O setor de serviços se evidencia por seu crescimento significativo em todo mundo e também está inserido neste contexto, buscando a excelência dos serviços ofertados. Considerando as características dos setores de serviços, de modo especial dos serviços educacionais, este trabalho teve como objetivo a adequação de um modelo de Gestão da Qualidade baseado nos requisitos da norma ISO 9001 para um Núcleo de Educação a Distância, a fim de apoiar o planejamento, a implantação e a melhoria dos processos. O caminho percorrido pela Instituição na busca da certificação ISO 9001 demostra a complexidade da implantação de um SGQ, em especial no sistema de educacional. Para aplicação dos requisitos da norma ISO 9001, foi desenvolvido um modelo de aplicação com uma linguagem normativa voltada para instituições educacionais, contendo quatro etapas e diversas fases. Considerando que o pesquisador atuou diretamente no desenvolvimento e aplicação do modelo, a abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa-ação. Dentre os principais benefícios alcançados destacam a maior facilidade de identificar as necessidades dos clientes, eliminação de atividades que não agregam valor, conscientização da equipe de colaboradores em relação à qualidade, diminuição da taxa de evasão dos alunos e o de proporcionar à alta direção ferramentas para tomada de decisão, buscando sempre atentar às necessidades dos clientes. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Adequação do Modelo de Gestão da ISO 9001 para um Núcleo de Educação a Distância. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 140 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Educação a Distância pt_BR
dc.keywords.portuguese Setor de Serviços pt_BR
dc.keywords.portuguese Gestão da Qualidade pt_BR
dc.keywords.portuguese ISO 9001 pt_BR
dc.keywords.english Distance Education pt_BR
dc.keywords.english Service Sector pt_BR
dc.keywords.english Quality Management pt_BR
dc.orientador.principal TURRIONI, João Batista
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia de Produção pt_BR
dc.pg.area Engenharia de Produção pt_BR
dc.date.available 2015-12-09T11:36:19Z
dc.date.accessioned 2015-12-09T11:36:19Z
dc.publisher.department IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples