dc.creator |
LAMEU, Lucas de Paulo |
|
dc.date.issued |
2014-04-30 |
|
dc.identifier.citation |
LAMEU, Lucas de Paulo. Efeito Fotoelétrico no Ensino Fundamental: Uma proposta à luz da Teoria dos Campos Conceituais. 2014. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/391 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho descreve uma proposta de elaboração, aplicação e análise de um Módulo Didático que aborda o tema Efeito Fotoelétrico. O público alvo escolhido para aplicação é formado por alunos do último ano do Ensino Fundamental, já que há poucos trabalhos na área de Ensino de Física que se preocupam com a introdução da Física Moderna nesta etapa da Educação Básica. O Módulo Didático é constituído por três aulas, que foram embasadas metodologicamente nos Três Momentos Pedagógicos. A escolha do Efeito Fotoelétrico advém da Teoria dos Campos Conceituais, vista como instrumento que pode auxiliar no planejamento e na análise de atividades de intervenções didáticas. Nesta perspectiva, são criadas Situações dentro do Módulo Didático, no sentido de tarefas a serem realizadas, de onde serão investigados quais são os Conceitos-em-ação e os Teoremas-em-ação referentes ao tema Efeito Fotoelétrico elencados pelos alunos e como tais Invariantes operatórios se aproximam de conceitos e teoremas científicos. A organização dos dados é apoiada pela Análise de Conteúdo. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Efeito Fotoelétrico no Ensino Fundamental: Uma proposta à luz da Teoria dos Campos Conceituais. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
143 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Efeito Fotoelétrico |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Teoria dos Campos Conceituais |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Três Momentos Pedagógicos |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Photoelectric Effect |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Elementary School |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Conceptual Fields Theory |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Three Pedagogical Moments |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
REZENDE JUNIOR, Mikael Frank |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Ensino de Ciências – Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.pg.area |
Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.date.available |
2016-03-14T13:22:19Z |
|
dc.date.accessioned |
2016-03-14T13:22:19Z |
|
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
|