DSpace/Manakin Repository

Efeito Fotoelétrico no Ensino Fundamental: Uma proposta à luz da Teoria dos Campos Conceituais.

Mostrar registro simples

dc.creator LAMEU, Lucas de Paulo
dc.date.issued 2014-04-30
dc.identifier.citation LAMEU, Lucas de Paulo. Efeito Fotoelétrico no Ensino Fundamental: Uma proposta à luz da Teoria dos Campos Conceituais. 2014. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/391
dc.description.abstract Este trabalho descreve uma proposta de elaboração, aplicação e análise de um Módulo Didático que aborda o tema Efeito Fotoelétrico. O público alvo escolhido para aplicação é formado por alunos do último ano do Ensino Fundamental, já que há poucos trabalhos na área de Ensino de Física que se preocupam com a introdução da Física Moderna nesta etapa da Educação Básica. O Módulo Didático é constituído por três aulas, que foram embasadas metodologicamente nos Três Momentos Pedagógicos. A escolha do Efeito Fotoelétrico advém da Teoria dos Campos Conceituais, vista como instrumento que pode auxiliar no planejamento e na análise de atividades de intervenções didáticas. Nesta perspectiva, são criadas Situações dentro do Módulo Didático, no sentido de tarefas a serem realizadas, de onde serão investigados quais são os Conceitos-em-ação e os Teoremas-em-ação referentes ao tema Efeito Fotoelétrico elencados pelos alunos e como tais Invariantes operatórios se aproximam de conceitos e teoremas científicos. A organização dos dados é apoiada pela Análise de Conteúdo. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Efeito Fotoelétrico no Ensino Fundamental: Uma proposta à luz da Teoria dos Campos Conceituais. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 143 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Efeito Fotoelétrico pt_BR
dc.keywords.portuguese Ensino Fundamental pt_BR
dc.keywords.portuguese Teoria dos Campos Conceituais pt_BR
dc.keywords.portuguese Três Momentos Pedagógicos pt_BR
dc.keywords.english Photoelectric Effect pt_BR
dc.keywords.english Elementary School pt_BR
dc.keywords.english Conceptual Fields Theory pt_BR
dc.keywords.english Three Pedagogical Moments pt_BR
dc.orientador.principal REZENDE JUNIOR, Mikael Frank
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Ensino de Ciências – Mestrado Profissional pt_BR
dc.pg.area Ensino de Ciências pt_BR
dc.date.available 2016-03-14T13:22:19Z
dc.date.accessioned 2016-03-14T13:22:19Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples