DSpace/Manakin Repository

Uma Abordagem Baseada em Jogos Sérios Para o Ensino de Qualidade de Dados.

Mostrar registro simples

dc.creator VIEIRA, Bárbara Flávia Marques
dc.date.issued 2016-12-08
dc.identifier.citation VIEIRA, Bárbara Flávia Marques. Uma Abordagem Baseada em Jogos Sérios Para o Ensino de Qualidade de Dados. 2016. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/651
dc.description.abstract Atualmente, há uma crescente preocupação com a qualidade dos produtos de informação que são gerados. Contudo, a falta de conhecimento explícito que seja efetivamente prático na área de análise e gestão da qualidade de dados pode dificultar a utilização das abordagens propostas na literatura. Neste trabalho é apresentada a compilação de ferramentas e técnicas estruturada em uma metodologia para análise e gestão de qualidade de dados, tornando-a menos subjetiva para implantação. O aprendizado de uma metodologia para a gestão da qualidade de dados exige prática. Considerando que a aplicação com fins educacionais de uma metodologia nem sempre é possível, a proposta para facilitar este aprendizado é a elaboração de um jogo digital, Data Quality Simulator, sendo o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento deste jogo. Para isso foram realizados estudos na literatura sobre jogos de aprendizagem e características presentes em jogos. Neste trabalho também se encontra uma pesquisa de opinião sobre jogos para definição de requisitos. As metas educacionais e os requisitos estabelecidos foram mapeados em relação a estrutura do Data Quality Simulator. Além das estratégias e técnicas propostas na metodologia e do desenvolvimento do jogo, neste trabalho, é discutida a abordagem a ser utilizada para a avaliação da proposta. É apresentado resultados obtidos com a avaliação de aprendizagem, satisfação do usuário e usabilidade do jogo desenvolvido, sendo que estes positivos para o fortalecimento do uso de jogos para o ensino e prática do conteúdo. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Uma Abordagem Baseada em Jogos Sérios Para o Ensino de Qualidade de Dados. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 102 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Metodologia de qualidade de dados pt_BR
dc.keywords.portuguese Jogos sérios pt_BR
dc.keywords.portuguese Avaliação de jogos sérios pt_BR
dc.keywords.english Data quality methodology pt_BR
dc.keywords.english Serious games pt_BR
dc.keywords.english Evaluation of serious games pt_BR
dc.orientador.principal PAULA, Melise Maria Veiga de
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Ciência e Tecnologia da Computação pt_BR
dc.date.available 2017-02-07T11:32:29Z
dc.date.accessioned 2017-02-07T11:32:29Z
dc.publisher.department IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da Computação


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples