DSpace/Manakin Repository

Instrução por Pares: A Aprendizagem Ativa aplicada no Ensino de Gestão da Produção.

Mostrar registro simples

dc.creator OLIVEIRA, Juliano Roberto de
dc.date.issued 2017-05
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Juliano Roberto de. Instrução por Pares: A Aprendizagem Ativa aplicada no Ensino de Gestão da Produção. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/814
dc.description.abstract Despertar o interesse dos alunos para os conteúdos estudados em sala de aula tem sido um dos maiores desafios impostos aos docentes dos cursos de Administração da Produção. As mudanças que o desenvolvimento tecnológico tem imprimido nos comportamentos do alunato exigem que os docentes adotem posturas que valorizem a diversificação metodológica e abandonem a unilateralidade. Partindo destes eventos, o presente trabalho teve como objetivo investigar o impacto que o método Peer Instruction ou Instrução por Pares, criado e desenvolvido pelo professor Eric Mazur, da Universidade de Harvard, pode provocar nos resultados obtidos em sala de aula. Para a análise do método, adotou-se a pesquisa quase-experimental nas aulas de Logística e Gestão da Produção em duas turmas de ensino técnico. A uma das turmas, chamada de grupo experimental, foi aplicado o método da Peer Instruction com o objetivo de verificar quais seriam seus resultados quando comparados aos resultados obtidos no ambiente de ensino em que prevalece o método tradicional de exposição pelo professor. Através da análise dos dados provenientes da pesquisa, o presente trabalho corrobora a hipótese de que, se submetidos às práticas de aprendizagem ativa, estudantes e professores podem obter melhor desempenho no ensino de Gestão da Produção. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Instrução por Pares: A Aprendizagem Ativa aplicada no Ensino de Gestão da Produção. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 101 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Aprendizagem Ativa pt_BR
dc.keywords.portuguese Métodos de Ensino pt_BR
dc.keywords.portuguese Gestão da Produção pt_BR
dc.keywords.english Active Learning pt_BR
dc.keywords.english Teaching Methods pt_BR
dc.keywords.english Production Management pt_BR
dc.orientador.principal TURRIONI, João Batista
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia de Produção pt_BR
dc.pg.area Educação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.date.available 2017-06-22T17:45:30Z
dc.date.accessioned 2017-06-22T17:45:30Z
dc.publisher.department IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples