DSpace/Manakin Repository

Os Manuais dos professores dos livros didáticos de Biologia aprovados no PNLD 2012: A temática ambiental e o processo educativo

Mostrar registro simples

dc.creator SANTOS, Romualdo José dos
dc.date.issued 2013-04-12
dc.identifier.citation SANTOS, Romualdo José dos. Os Manuais dos professores dos livros didáticos de Biologia aprovados no PNLD 2012: A temática ambiental e o processo educativo. 2013. 160 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/910
dc.description.abstract Neste trabalho foram analisados os manuais dos professores dos livros didáticos de biologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD. A escolha dos manuais dos professores como objeto de estudo deu-se em função da presença desse recurso didático em todas as escolas públicas brasileiras. Nossa análise foi orientada pelo princípio metodológico proposto por Carvalho (2006) que sugere que os trabalhos relacionados à temática ambiental devem ser elaborados e executados tendo como referência a reciprocidade e a articulação entre três dimensões da práxis humana, que são: a dimensão dos conhecimentos, a dimensão dos valores e a dimensão da participação política. A partir dessas considerações, foi levantado o seguinte questionamento: que dimensões da realidade – dos conhecimentos, dos valores (éticos e estéticos) e da participação política – são enfatizados pelos manuais dos professores dos livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD 2012 quando tratam da temática ambiental e do processo educativo? Com base nesse problema foram elaborados os seguintes objetivos específicos: identificar, nos manuais dos professores, as orientações de trabalho voltadas para a temática ambiental e o processo educativo; identificar as características dessas orientações com relação às dimensões dos conhecimentos, dos valores e da participação política e analisar o grau de articulação entre as dimensões presentes nos textos destes manuais. As análises mostraram que os manuais dos professores possibilitam o desenvolvimento de trabalhos com a temática ambiental. Porém, esses trabalhos, muitas vezes, privilegiam a abordagem de apenas uma dimensão, em especial a dimensão dos conhecimentos. Foram identificadas orientações que propunham o trabalho no qual as três dimensões articulavam-se. Entendemos que essa pesquisa contribuiu para uma melhor visão de como a temática ambiental está sendo tratada nos manuais dos professores de biologia. Considerando a utilização por nós professores, dos livros didáticos e, consequentemente dos manuais, como um dos principais materiais de apoio nas aulas é possível levantar questões importantes que possam ajudar a reconhecer e compreender de que forma as práticas educativas voltadas à temática ambiental tem sido desenvolvidas no ensino formal. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Os Manuais dos professores dos livros didáticos de Biologia aprovados no PNLD 2012: A temática ambiental e o processo educativo pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 160 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Manual do professor pt_BR
dc.keywords.portuguese Temática Ambiental pt_BR
dc.keywords.portuguese Propostas Educativas pt_BR
dc.keywords.portuguese Ensino de Biologia pt_BR
dc.keywords.english Teacher's manual pt_BR
dc.keywords.english Environmental theme pt_BR
dc.keywords.english Educational proposals pt_BR
dc.keywords.english Biology Teaching pt_BR
dc.orientador.principal SILVA, Luciano Fernandes
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Ensino de Ciências – Mestrado Profissional pt_BR
dc.pg.area Ensino e Aprendizagem no Ensino de Ciências pt_BR
dc.date.available 2017-08-18T18:05:10Z
dc.date.accessioned 2017-08-18T18:05:10Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples