Resumo:
A necessidade de manter o sistema em operação com níveis cada vez maiores de carga, torna-se evidente que o estudo da capacidade de carregamento do sistema deva ser mais detalhado. Inúmeros estudos demostram a importância de se determinar o ponto de colapso e a necessidade de identificar as barras críticas, susceptíveis a levar o sistema completo a esse colapso. O controle de tensão nessas barras pode não ser suficiente já que a capacidade de transmissão de potência entre barras deve ser considerada e que, no caso de sistemas já sobrecarregados essa capacidade se apresenta bastante reduzida. Como motivação deste trabalho, está a necessidade de melhorar a análise de sistemas existentes. Essa melhora se caracteriza por uma verificação do estado geral de carregamento do sistema e sua capacidade de transmissão de potência por área analisada, utilizando-se de métodos já consagrados. Para determinação da margem de carga do sistema durante o aumento de seu carregamento foi utilizada a curva P-V, e para determinação da barra crítica foi utilizado o método do vetor tangente. Como complemento da avaliação do estado geral da capacidade de transmissão, foram utilizadas outras duas propostas: o uso da curva Q-V e o estudo da Função Energia.