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Desenvolvimento de uma metodologia para o Projeto Aerodinâmico de Rotores Axiais Reversíveis de Ventiladores de Jato de Túneis Rodoviários.

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dc.creator SARMIENTO, Angie Lizeth Espinosa
dc.date.issued 2013-03-08
dc.identifier.citation SARMIENTO, Angie Lizeth Espinosa. Desenvolvimento de uma metodologia para o Projeto Aerodinâmico de Rotores Axiais Reversíveis de Ventiladores de Jato de Túneis Rodoviários. 2013. 112 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/934
dc.description.abstract Este trabalho apresenta uma metodologia para o projeto aerodinâmico de rotores axiais reversíveis de ventiladores de jato. Devido à baixa relação de cubo apresentada por esses rotores, uma determinada condição de vórtice-forçado é proposta a fim de diminuir a torção nas pás que resulta ao utilizar a condição de vórtice-livre. Os valores tabelados dos coeficientes de sustentação e de arrasto de perfil obtidos da literatura para os perfis elípticos utilizados neste trabalho foram interpolados por meio de função de base radial (FBR). Nessa técnica de interpolação, foi utilizada uma FBR do tipo TPS, que é bem efetiva para o processo iterativo de projeto aerodinâmico das pás do rotor. Nas aplicações numéricas, dois rotores axiais reversíveis foram projetados de acordo com os dados estabelecidos, sendo um segundo a condição de vórtice-livre e o outro segundo a condição de vórtice-forçado. Ambos os rotores têm as mesmas dimensões e o mesmo número de pás, diferindo apenas no ângulo de montagem de cada perfil que compõe as pás. Por meio de técnicas de dinâmica dos fluidos computacional (CFD), foram obtidas as principais características de desempenho desses dois rotores, para uma ampla faixa de operação. O rotor projetado segundo a condição de vórtice-forçado apresentou não só um rendimento máximo maior, mas também com sua respectiva vazão localizada na região de estabilidade do rotor, quando comparado com o rotor projetado segundo a condição de vórtice-livre onde o rendimento máximo ficou localizado na região de instabilidade do rotor. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Desenvolvimento de uma metodologia para o Projeto Aerodinâmico de Rotores Axiais Reversíveis de Ventiladores de Jato de Túneis Rodoviários. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 112 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Turbomáquina pt_BR
dc.keywords.portuguese Ventilador de Jato pt_BR
dc.keywords.portuguese Rotor Axial Reversível pt_BR
dc.keywords.portuguese Projeto Aerodinâmico pt_BR
dc.keywords.portuguese Perfil Elíptico pt_BR
dc.keywords.portuguese Condição de Vórtice-forçado pt_BR
dc.keywords.portuguese CFD pt_BR
dc.keywords.portuguese Características de Desempenho pt_BR
dc.keywords.english Turbomachinery pt_BR
dc.keywords.english Jet Fan pt_BR
dc.keywords.english Reversible Axial-Flow Rotor pt_BR
dc.keywords.english Aerodynamic Design pt_BR
dc.keywords.english Elliptical Profile pt_BR
dc.keywords.english Forced Vortex Condition pt_BR
dc.keywords.english CFD pt_BR
dc.keywords.english Performance Characteristics pt_BR
dc.orientador.principal OLIVEIRA, Waldir de
dc.orientador.coorientador CAMACHO, Ramiro Gustavo Ramirez
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia Mecânica pt_BR
dc.pg.area Dinâmica dos Fluidos e Máquinas de Fluxo pt_BR
dc.date.available 2017-09-04T18:45:12Z
dc.date.accessioned 2017-09-04T18:45:12Z
dc.publisher.department IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica


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