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Navegação por assunto "A constante evolução industrial e a diversividade da tecnologia geram uma demanda crescente de profissionais qualificados que atendam à flexibilidade de soluções para os requisitos e problemas das empresas. Diante disso, faz-se importante um sistema universal de simulação que possibilite reproduzir, programar, integrar e controlar diferentes objetos e instrumentos numa tela de computador, tal que proporcione uma idéia bastante verdadeira da realidade de um projeto, antes mesmo de sua implementação. Com essa visão, o Centro de Referência em Tecnologia da Informação (CRTi), da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), com o apoio do Centro Nacional de Pesquisas (CNPq), está desenvolvendo um sistema de manufatura virtual para simular processos industriais. O projeto se aplica tanto a instituições de ensino quanto a empresas, com propósito de transmitir a idéia real de um contexto idealizado para um sistema industrial servindo como base de treinamento de profissionais e auxílio de especialistas em tomadas de decisões no planejamento da produção. O sistema conta com: maquetes virtuais, que simulam o mundo real através de animações gráficas, e um ambiente de programação para comandá-las. O ambiente de programação é o tema dessa dissertação. Trata-se de um software padronizado, para desenvolvimento de programas nas linguagens industriais previstas na Norma IEC61131-3. Integrado a Maquetes Virtuais de simulação de processos, responsabiliza-se pela programação da lógica de controle que comanda a movimentação dos objetos nela representados, criando assim uma realidade virtual. Destinado, inicialmente, ao desenvolvimento de lógicas de controle empregando linguagem Ladder, foi desenvolvido nesta dissertação uma ferramenta gráfica de programação com recursos de edição, interpretação e simulação da lógica baseada em símbolos de relés e blocos de função. A ferramenta de programação desenvolvida oferece um conjunto de instruções que permite ao usuário programar a lógica de funcionamento de um processo ou de uma máquina através de funções booleanas (E, OU e Negação), temporizadores, contadores, comparadores e funções aritméticas. Este conjunto é formado por vários elementos de programação, entre eles, os símbolos de contato de relé NA (normal aberto) e NF (normal fechado) que quando vi adequadamente combinado em ligações série e paralelo executam as funções booleanas E e OU respectivamente. Juntamente às funções de cada elemento de programação, administradas por um algoritmo de interpretação e gerenciamento, foram criadas as dinâmicas de tela e imagens (figuras ilustrativas) necessárias para compor a relação lógica entre os objetos e, assim, implementarem as linhas de comando. Para que um elemento seja adicionado ao diagrama é apresentada uma imagem genérica segundo o tipo de componente escolhido, que pode ser movida no espaço de edição para determinar o ponto de fixação do componente. Uma vez fixado na tela, são atribuídos dados característicos que permitem a identificação desse componente dentro da lógica. O posicionamento na tela especifica pontos de conexão permitindo a ligação entre os elementos, enquanto as simbologias gráficas definem o comportamento dos elementos na lógica de controle. Os comandos de manipulação do ambiente são totalmente gráficos, acionados por botões. Podem-se editar elementos de programação e linhas de comando, executar ou simular um diagrama completo ou linhas individuais e, além disso, possibilidade de integração com maquetes virtuais de um processo industrial. As variáveis podem ser reconhecidas da maquete, carregadas do simulador vinculado a esse ambiente ou declaradas pelo usuário. O ambiente de programação é um aplicativo simples, fácil de ser usado, independente de equipamento ou fabricante, e tem a vantagem de se adaptar a qualquer máquina por ser um software aberto e contar com uma arquitetura flexível. As lógicas nele implementadas podem ser armazenadas em arquivos de forma completa (diagrama) ou fracionada (linhas de comando independentes) num caminho escolhido pelo usuário. Possui recursos que a maioria dos softwares similares a ele não apresentam, como: módulo simulador de entradas e saídas, incluindo a possibilidade de simulação individual de cada linha de comando; disposição de linguagens industriais de programação regulamentadas; e o mais importante, exerce comunicação com maquetes virtuais"

Navegação por assunto "A constante evolução industrial e a diversividade da tecnologia geram uma demanda crescente de profissionais qualificados que atendam à flexibilidade de soluções para os requisitos e problemas das empresas. Diante disso, faz-se importante um sistema universal de simulação que possibilite reproduzir, programar, integrar e controlar diferentes objetos e instrumentos numa tela de computador, tal que proporcione uma idéia bastante verdadeira da realidade de um projeto, antes mesmo de sua implementação. Com essa visão, o Centro de Referência em Tecnologia da Informação (CRTi), da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), com o apoio do Centro Nacional de Pesquisas (CNPq), está desenvolvendo um sistema de manufatura virtual para simular processos industriais. O projeto se aplica tanto a instituições de ensino quanto a empresas, com propósito de transmitir a idéia real de um contexto idealizado para um sistema industrial servindo como base de treinamento de profissionais e auxílio de especialistas em tomadas de decisões no planejamento da produção. O sistema conta com: maquetes virtuais, que simulam o mundo real através de animações gráficas, e um ambiente de programação para comandá-las. O ambiente de programação é o tema dessa dissertação. Trata-se de um software padronizado, para desenvolvimento de programas nas linguagens industriais previstas na Norma IEC61131-3. Integrado a Maquetes Virtuais de simulação de processos, responsabiliza-se pela programação da lógica de controle que comanda a movimentação dos objetos nela representados, criando assim uma realidade virtual. Destinado, inicialmente, ao desenvolvimento de lógicas de controle empregando linguagem Ladder, foi desenvolvido nesta dissertação uma ferramenta gráfica de programação com recursos de edição, interpretação e simulação da lógica baseada em símbolos de relés e blocos de função. A ferramenta de programação desenvolvida oferece um conjunto de instruções que permite ao usuário programar a lógica de funcionamento de um processo ou de uma máquina através de funções booleanas (E, OU e Negação), temporizadores, contadores, comparadores e funções aritméticas. Este conjunto é formado por vários elementos de programação, entre eles, os símbolos de contato de relé NA (normal aberto) e NF (normal fechado) que quando vi adequadamente combinado em ligações série e paralelo executam as funções booleanas E e OU respectivamente. Juntamente às funções de cada elemento de programação, administradas por um algoritmo de interpretação e gerenciamento, foram criadas as dinâmicas de tela e imagens (figuras ilustrativas) necessárias para compor a relação lógica entre os objetos e, assim, implementarem as linhas de comando. Para que um elemento seja adicionado ao diagrama é apresentada uma imagem genérica segundo o tipo de componente escolhido, que pode ser movida no espaço de edição para determinar o ponto de fixação do componente. Uma vez fixado na tela, são atribuídos dados característicos que permitem a identificação desse componente dentro da lógica. O posicionamento na tela especifica pontos de conexão permitindo a ligação entre os elementos, enquanto as simbologias gráficas definem o comportamento dos elementos na lógica de controle. Os comandos de manipulação do ambiente são totalmente gráficos, acionados por botões. Podem-se editar elementos de programação e linhas de comando, executar ou simular um diagrama completo ou linhas individuais e, além disso, possibilidade de integração com maquetes virtuais de um processo industrial. As variáveis podem ser reconhecidas da maquete, carregadas do simulador vinculado a esse ambiente ou declaradas pelo usuário. O ambiente de programação é um aplicativo simples, fácil de ser usado, independente de equipamento ou fabricante, e tem a vantagem de se adaptar a qualquer máquina por ser um software aberto e contar com uma arquitetura flexível. As lógicas nele implementadas podem ser armazenadas em arquivos de forma completa (diagrama) ou fracionada (linhas de comando independentes) num caminho escolhido pelo usuário. Possui recursos que a maioria dos softwares similares a ele não apresentam, como: módulo simulador de entradas e saídas, incluindo a possibilidade de simulação individual de cada linha de comando; disposição de linguagens industriais de programação regulamentadas; e o mais importante, exerce comunicação com maquetes virtuais"

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